4 dicas para você não chegar atrasado no dia do vestibular

Todo ano é a mesma coisa: no dia do vestibular, logo após os portões se fecharem, diversos candidatos atrasados imploram para os seguranças lhes deixarem entrar. Mas já é tarde demais… Os motivos que fazem alguém perder a hora em um dia tão importante quanto esse são vários, mas por mais legítimos que sejam, eles […]

13 set 2017

Todo ano é a mesma coisa: no dia do vestibular, logo após os portões se fecharem, diversos candidatos atrasados imploram para os seguranças lhes deixarem entrar. Mas já é tarde demais…

Os motivos que fazem alguém perder a hora em um dia tão importante quanto esse são vários, mas por mais legítimos que sejam, eles não fazem o estudante que passou o ano inteiro se dedicando para essa prova conseguir ao menos fazê-la. As regras existem para serem cumpridas, certo?

Portanto, se você não quer ter seus 15 minutos de fama por ser um dos atrasados deste ano, o melhor a fazer é seguir estas dicas:

1) Certifique-se dos horários e planeje-se

Vamos usar como exemplo a prova do vestibular de verão da PUCPR, que acontece no dia 8 de outubro.

  • Horário de abertura dos portões: 13h30min
  • Horário de fechamento dos portões: 14h10min
  • Horário de início das provas: 14h30min
  • Horário do término das provas: 19h30min

Os candidatos de Medicina, devem ficar atentos, pois também farão provas pela manhã!!! Neste caso, além dos horários mencionados acima para a avaliação à tarde, também farão provas pela manhã, nos seguintes horários:

  • Horário de abertura dos portões: 7h30min
  • Horário de fechamento dos portões: 8h10min
  • Horário de início das provas: 8h30min
  • Horário de término das provas: 11h30min

Ou seja, na teoria, você pode chegar até às 14h10 no seu local de prova. Porém, na prática, o ideal é que você programe-se para chegar às 13h30min, horário de abertura dos portões. Assim, você não só garante que não ficará de fora, como também tem tempo suficiente para encontrar sua sala, seu lugar, conseguir relaxar, etc. A mesma regra vale para o pessoal de Medicina, que já começará as provas no horário da manhã. Programe-se para chegar no horário de abertura dos portões, às 7h30min.

2) Separe o material da prova no dia anterior

Especificamente para o vestibular de verão da PUCPR, você precisa levar os seguintes materiais: documento oficial de identificação, ensalamento, caneta esferográfica com tinta azul ou preta, lápis e borracha. Não é muita coisa, mas se você deixar para juntar tudo isso na hora de sair de casa, pode acabar tendo minutos de tensão tentando encontrar o ensalamento que você tinha certeza que tinha deixado em cima da mesa da sala!

Contornar esse possível problema é muito simples. Basta, na noite anterior, reunir todos esses materiais e deixar dentro da pasta que você vai levar no dia seguinte.

Se você for prestar vestibular em outras instituições, não se esqueça de verificar a lista de materiais exigidos POR ELA, ok?

3) Verifique seu ensalamento – e imprima-o com antecedência

Como você viu no item anterior, o ensalamento impresso é um dos itens que não podem faltar na pastinha que você vai levar no dia da prova da PUCPR (e de outras instituições também!). Ele está disponível na Área do Candidato e em lista publicada aqui.

Não deixe para imprimi-lo no sábado à noite. Vai que a impressora está sem tinta e você não consegue encontrar um lugar para comprar um cartucho novo? Faça isso agora mesmo! Aproveite que você está lendo esse texto e já deixe isso resolvido.

4) Prepare-se para ter que mudar seus planos de transporte, caso seja necessário

Meu pai ia me levar, mas aconteceu um imprevisto e não vai poder mais. Ok, vou pegar carona com minha vizinha, que vai fazer a prova no mesmo lugar que eu.

Minha vizinha achou que eu não ia precisar de carona e acabou dormindo na casa dos avós. Ok, vou de ônibus – e tenho que sair 15 minutos antes do que imaginava (para chegar no horário da abertura dos portões, claro).

O ônibus quebrou no meio do caminho. Ok, vou esperar o próximo, ainda dá tempo.

O próximo não veio. Ok, vou pegar um taxi.

Essa linha de raciocínio não pode ser decidida NO DIA da prova, pois pode gerar estresse e muita frustração – o que pode prejudicar o seu desempenho. Portanto, imagine os cenários mais catastróficos possíveis previamente e prepare-se para eles (levando dinheiro suficiente para ter que pagar por um meio de transporte diferente, se for preciso, por exemplo). Nunca se sabe quando será preciso partir para os planos B, C, D…

Não tem por que atrasar, não é mesmo?