Curso de
Ciências Sociais (licenciatura)

Tenho interesse neste curso

Locais: Câmpus Curitiba

Duração: 4 anos

Oferta: noite

Destaques:

Melhor Curso de Curitiba entre as Instituições de Ensino Superior Privadas (RUF 2015)
---
Biblioteca completa com acesso a livros e periódicos atualizados de diversas partes do mundo
---
Grupo de pesquisa Sociedade, Cultura e Política

O curso de Ciências Sociais da PUCPR possibilita ao acadêmico estabelecer relações e analisar de maneira crítica as dinâmicas sociais, a teoria que rege as relações humanas em sociedade e as possibilidades de mudanças no contexto social. A estrutura curricular se organiza em torno de três áreas: Sociologia, permeando o estudo das relações sociais, econômicas, culturais e políticas; Antropologia, que abrange o estudo de culturas, saberes e diferenças culturais; e Ciência Política, com a análise acerca das instituições políticas, do Estado e do exercício do poder. Com disciplinas como Psicologia Social, Sociologia Brasileira e História Econômica e Social, o curso forma agentes transformadores da educação: professores de excelência e competentes pesquisadores.

o curso prepara você para:

_Compreender cientificamente a multiplicidade dos fenômenos sociais, culturais, políticos, históricos e econômicos
_ Ser um professor crítico, compromissado com a realidade que o cerca, desenvolvendo autonomia intelectual, capacidade analítica e reflexiva
_Fortalecer o compromisso social com a construção da cidadania e da solidariedade planetária

Cientistas sociais nunca cansam de pesquisar

Esses profissionais têm em comum o gosto pela leitura, pela pesquisa e pela reflexão. Os professores pesquisadores em Ciências Sociais costumam ser pessoas com apurado senso crítico, grande capacidade de observação e compreensão de fenômenos diversos em perspectiva, em uma realidade complexa. Costumam ter habilidade com as palavras, prezam pelo convívio social, têm em si o interesse de agir em prol do desenvolvimento social das pessoas e nunca fogem de um bom debate.

E o mercado como vai?

Em uma sociedade com crescentes níveis de complexidade, o papel do Cientista Social ganha cada vez mais poder na compreensão dos variados fenômenos sociais.
Com a inclusão da disciplina de Sociologia no Ensino Médio, a área ganha destaque e amplia ainda mais o campo de atuação, permitindo que os professores tenham papel fundamental na formação crítica e humanista dos jovens. O profissional também encontra oportunidades na assessoria e consultoria para administração pública, empresas, sindicatos, organizações não governamentais e movimentos sociais.

O diferencial está no estímulo

Desde o início do curso, os acadêmicos são estimulados a desenvolver pesquisas e participar dos Programas Institucionais de Bolsas de Iniciação Científica (PIBIC) e de Iniciação à Docência (PIBID). Com mestres e doutores à frente do corpo docente, a Licenciatura em Ciências Sociais da PUCPR atende aos desafios contemporâneos que exigem cidadãos e profissionais competentes, críticos e dotados de autonomia intelectual e política.

Quer saber mais?

Entre em contato com a coordenação: cienciassociais@pucpr.br