Curso de
Engenharia de Controle de Automação

Tenho interesse neste curso

Locais: Câmpus Curitiba

Duração: 5 anos

Oferta: manhã / noite

Destaques:

Melhor Curso do Paraná entre as Instituições de Ensino Superior Privadas (RUF 2015)
---
Um dos 5 melhores cursos do Brasil entre as Instituições de Ensino Superior Privadas (RUF 2015)
---
Possibilidade de Dupla Diplomação na Espanha, em convênio com a Universitat Central de Catalunya (UVic)
---
9 laboratórios de Automação e Sistemas

Quem busca uma formação ampla e multidisciplinar nas áreas de controle, automação e integração de sistemas encontra tudo o que precisa no curso da PUCPR, que prepara profissionais capacitados para atuar no projeto e na execução de soluções automatizadas para diferentes campos de aplicação. Disciplinas como Robótica, Sistemas Inteligentes (Inteligência Artificial), Controle Avançado e Smart Factories (Indústria 4.0), entre muitas outras, transformam acadêmicos em profissionais completos.

o curso prepara você para:

_Projetar sistemas, componentes ou processos para atender às necessidades desejadas, considerando limitações como: o cenário econômico, ambiental, social, político, ético, de saúde e de segurança, a manufaturabilidade e a sustentabilidade
_Compreender o impacto das soluções de engenharia no contexto global, econômico, ambiental e social

Engenheiros de Controle e Automação são antenados

Gostar de tecnologia e ter afinidade com computadores é fundamental para quem deseja seguir essa carreira. A inerente multi e interdisciplinaridade do curso exige um perfil versátil, criativo e inovador, além de habilidade para trabalhar em equipe. Ao longo do exercício da profissão, o Engenheiro de Controle e Automação adquire uma visão sistêmica das organizações: por ser capaz de solucionar uma ampla gama de problemas de engenharia, é requisitado para participar de projetos estratégicos e tem participação ativa na tomada de decisões.

E o mercado como vai?

A integração de sistemas industriais é um processo que abrange desde o chão-de-fábrica, com a automação de máquinas, robôs e processos, passa por níveis relacionados com estratégias de controle e operação e chega aos níveis de decisão das empresas.
Por essa razão, a procura é grande por engenheiros desse ramo. Os setores de manufatura, alimentos e bebidas, mineração, metalurgia, energia, petróleo e gás são empregadores tradicionais. Além disso, com a iminente chegada da Indústria 4.0, com a Internet das Coisas, big data, cloud computing e robótica colaborativa, o Engenheiro de Controle e Automação será um dos profissionais mais requisitados do século.

O diferencial está na abrangência

Professores qualificados, Laboratórios de Automação e Sistemas, infraestrutura moderna. Esses são alguns fatores que colaboram para uma formação abrangente e direcionada para o mercado de trabalho, pesquisa e inovação. O curso promove a integração dos estudantes em atividades extracurriculares, como Iniciação Científica, Tecnológica e de Inovação, desenvolvidas em ambiente colaborativo, com destaque nacional e internacional.

Quer saber mais?

Entre em contato com a coordenação: controleeautomacao@pucpr.br