Curso de
Engenharia Química

Inscreva-se

Locais: Câmpus Curitiba

Duração: 5 anos

Oferta: manhã / noite

Destaques:

Melhor Curso do Paraná entre as Instituições de Ensino Superior Privadas
---
Unidade Experimental de Engenharia Química: aprendizagem ativa na Fazenda Experimental
---
Laboratórios multidisciplinares completos
---
Áreas de pesquisa voltadas a bioenergia, óleos essenciais, destilação e secagem de plantas medicinais e alimentícias

Para inserir profissionais competitivos em um mercado com amplas possibilidades de atuação, o curso de Engenharia Química da PUCPR oferece aos estudantes conhecimentos abrangentes, contemplando processos de planejamento, projetos de equipamentos, aplicação prática da tecnologia e instalações da indústria química. Disciplinas que aprofundam as diversas áreas da Química e as correlacionam com a Física, Matemática, Biotecnologia e Estratégia, entre outras áreas afins, preparam os estudantes para atuar com responsabilidade e encontrar caminhos que preservem os resultados das empresas e a qualidade de vida das pessoas e do meio ambiente.

o curso prepara você para:

_Desenvolver e melhorar produtos e processos na indústria química, petroquímica e de alimentos
_Gerenciar a operação, a manutenção e a confiabilidade de plantas fabris, estabelecendo processos de produção, instalações e equipamentos
_Estabelecer normas de conformidade para a manipulação e conservação de materiais, tais como tintas, plásticos, produtos têxteis, papel e celulose

Engenheiros químicos são multidisciplinares

No dia a dia de um Engenheiro Químico o relacionamento com outras áreas do conhecimento é muito comum. Por esse motivo saber trabalhar em equipe é fundamental. Características pessoais como liderança, capacidade de delegar tarefas, senso de responsabilidade e ética somam-se à elevada qualificação técnica, meticulosidade e atenção aos detalhes para formar um profissional de excelência.

E o mercado como vai?

De todas as Engenharias, a Química é uma das áreas com padrões de remuneração mais elevados*.
A profissão conta com um amplo campo de possíveis atuações, contemplando o trabalho em organizações públicas e privadas ligadas ao controle e cuidado do meio ambiente, em institutos de pesquisas, indústrias, laboratórios químicos, agroindústria e docência. A escassez de matérias-primas é um ponto favorável a esses profissionais, considerando que as empresas precisam otimizar os recursos disponíveis, bem como encontrar sempre novas alternativas para o desenvolvimento de novos produtos e processos.

O diferencial está na proximidade

Durante os 5 anos de estudo, o acadêmico tem acesso a uma completa infraestrutura física, tecnológica e funcional na PUCPR. Os espaços contribuem para uma prática mais efetiva e permitem um melhor aproveitamento dos conteúdos dentro e fora da Universidade. São laboratórios de Química, Física, Operações Unitárias, Secagem, Informática e muitos outros. Além disso, os estudantes também têm acesso à Unidade Experimental de Engenharia Química, na Fazenda Experimental: um local com mais de 850 hectares e que promove o contato direto com as novas tecnologias agropecuárias.

Quer saber mais?

Entre em contato com a coordenação: engenhariaquimica@pucpr.br