Curso de
História (licenciatura)

Inscreva-se

Locais: Câmpus Curitiba

Duração: 4 anos

Oferta: manhã

Destaques:

Melhor Curso do Paraná entre as Instituições de Ensino Superior Privadas (RUF 2015)
---
LEPHIS - Laboratório de Estudos e Pesquisas em História
---
LADHIS - Laboratório de Docência em História
---
Biblioteca completa com acesso a livros e periódicos atualizados de diversas partes do mundo

História Antiga, História da Filosofia Medieval, História Contemporânea, Antropologia e Políticas Educacionais, Gestão da Escola. Essas são algumas das disciplinas que reforçam o fato de que é preciso estudar o passado para compreender o presente. Com essa premissa, o curso de História da PUCPR prepara acadêmicos para o mercado de trabalho com base em diferentes aspectos, como economia, sociedade, cultura, ideias e cotidiano. É nesse cenário que são formados profissionais que visam atender ao Ensino Fundamental e Médio ou que desejam aproveitar as diferentes vertentes da história para ajudar a construir uma sociedade mais ciente de suas origens.

o curso prepara você para:

_Estabelecer diálogos reflexivos a respeito de temas regionais, nacionais e internacionais
_Valorizar documentos e arquivos disponíveis sobre os mais diversos assuntos
_Selecionar, classificar e relacionar os dados e documentos levantados em bibliotecas, arquivos e estudos arqueológicos

Historiadores são fiéis à realidade

Com responsabilidade e afinidade ao caráter investigativo, são atentos aos detalhes e estão sempre em busca de mais informações, novos conhecimentos e diferentes pontos de vista. A curiosidade é uma característica fundamental desses profissionais, sempre dispostos a estudar, compreender diferentes fenômenos ao longo do tempo e estabelecer relações
entre eles.

E o mercado como vai?

A sala de aula oferece um vasto campo de atuação a esses profissionais e, além dela, o Historiador pode transformar a sua paixão por História em realizações em diversas áreas: pesquisa, elaboração de projetos culturais, organização de eventos e exposições de natureza histórico-cultural, consultorias dedicadas à preservação do patrimônio histórico e artístico, assessoria de imprensa e a parlamentares e secretarias de cultura e educação. Esse profissional encontra demandas na televisão, no cinema, no jornalismo, nas empresas, nos museus e no mercado editorial. O historiador também é bastante requisitado em consultoria de cenografia e elaboração de roteiros de documentários e obras de ficção que retratam períodos históricos.

O diferencial está na valorização das origens

O curso é voltado essencialmente à docência, mas também contempla a essência pesquisadora do Historiador. Nesse cenário, convida o estudante a voltar o seu olhar para a história política, econômica, social, religiosa, cultural e relações internacionais, com o objetivo de construir uma formação sólida que ultrapassa as salas de aula e viabiliza o aprimoramento intelectual continuado.

Quer saber mais?

Entre em contato com a coordenação: historia@pucpr.br