Você sabe por que a educação superior da PUCPR é transformadora? Porque acreditamos em uma formação integral que estimula o universitário a transformar a sociedade, seja pela Pesquisa e Inovação; pela Cultura e Esporte; pelo contato com outras culturas; pela troca de experiências e a riqueza de múltiplos olhares; fazendo mais pelos outros.

Abertura-do-texto


Pesquisa e Inovação


Iniciação-Científica-2

Iniciação Científica (PIBIC, PIBITI)

Acreditamos na importância da pesquisa e incentivamos o contato dos estudantes com este universo desde a graduação. Por meio de iniciativas como o Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica (PIBIC), Programa Institucional de Bolsas de Iniciação em Desenvolvimento Tecnológico e Inovação (PIBITI) e o PIBIC Júnior (destinado a alunos do ensino médio de escolas públicas e privadas), a Universidade leva a pesquisa a jovens e adolescentes, despertando o interesse pela ciência.


SEMIC

O Seminário de Iniciação Científica acontece todos os anos e permite aos bolsistas do PIBIC a apresentação dos resultados de suas pesquisas. Simultaneamente ao Seminário, é realizada a Mostra de Pesquisa, com apresentação de trabalhos de pesquisa de alunos de Iniciação Científica Voluntária e de alunos de pós-graduação.


Ciência-sem-Fronteiras

Ciência sem Fronteiras

A participação em programas, como o Ciência sem Fronteiras traz uma nova dimensão à pesquisa institucional, promovendo a consolidação, expansão e internacionalização da Ciência e tecnologia e inovação por meio do intercâmbio e da mobilidade internacional. 290 alunos já tiveram experiências em mais de 16 países, em quatro continentes.


Espaços para atividades práticas

Todas as nove Escolas da PUCPR e seus respectivos cursos contam com espaços acadêmicos voltados para a prática do conteúdo aprendido em sala de aula. Essas estruturas contribuem para uma formação mais completa e voltada para o mercado de trabalho.

Conheças alguns desses espaços:

Cultura e Esporte

Revele-seu-Talento

Festival Revele seu Talento

O festival promovido pela PUCPR tem o objetivo de estimular e valorizar a produção musical dos alunos. O cantor Tiago Iorc, egresso da instituação, passou pelos palcos do festival antes de alcançar a fama.


Coral-2

Coral

O Coral Champagnat – PUCPR é composto por alunos, professores, funcionários da Instituição e cantores da comunidade. Destaca-se no cenário musical como coro cênico.


Câmara

Orquestra

A Orquestra de Câmara da PUCPR foi criada em 1999 com o objetivo de difundir dentro e fora da Universidade a apreciação pela boa música, bem como oferecer oportunidade de aperfeiçoamento a jovens músicos. Formada pelos melhores músicos da nova geração de Curitiba (muitos deles alunos e ex-alunos da PUCPR), a orquestra se dedica a inovações artísticas e apresentações musicais compatíveis com o nível cultural do Paraná.


Teatro-1

Teatro

Criado em Abril de 1980, o grupo de teatro Tanahora, promove atividades artísticas no meio acadêmico e na comunidade local.


Museu

O Museu Universitário, criado em 1984, tem como missão a conservação, guarda, pesquisa e promoção de exposições de caráter pedagógico a partir do acervo museológico e da produção de conhecimento da PUCPRe por outras ações de caráter expográfico, museográfico e museológico.


Casa-Estrela-1

Casa Estrela

A Casa Estrela é um espaço aberto para visitação da comunidade e para exposição fotográfica. Conta com um anfiteatro onde alunos das escolas visitantes podem conhecer a história da Casa.

O nome da casa é uma referência ao formato da construção, cuja planta é baseada em uma estrela de cinco pontas. Construída na década de 1930, a casa foi moradia para a família Castro até os anos 1990. O edifício vazio situado em área nobre de Curitiba, logo sofreu as ações do tempo e do vandalismo, e era alvo constante de especulações imobiliárias. Para proteger o patrimônio, os descendentes do antigo proprietário optaram por retirar a Casa Estrela do local e a doaram para a PUCPR.


FTD Digital Arena

O FTD Digital Arena abre inúmeras possibilidades de aplicação em educação, pesquisa, entretenimento e eventos comerciais. Mas, afinal, o que é? Trata-se da primeira experiência 4D imersiva do país. Sua cúpula de 14 metros de diâmetro, estrutura formada por uma tela em formato semiesférico, possibilita a projeção em 180 e 360 graus, gerando uma completa imersão, que coloca o espectador  dentro do cenário, como personagem.

ftd-digital-arena

 


Complexo Esportivo

O Câmpus Curitiba oferece uma estrutura completa para oferecer atividades físicas orientadas para comunidade interna –  professores e alunos – e externa – a comunidade em geral. São quadras cobertas e descobertas para a prática de diferentes modalidades, parede de escalada, estúdio de Pilates, piscina olímpica, academia, pista coberta de atletismo entre outras.

Esportes-1Esportes-2


Contato com outras culturas

Intercâmbio-1


Intercâmbio

Participar de um programa de intercâmbio é um privilégio e uma necessidade. O aluno vai entrar em contato com outras culturas, conhecer outras universidades, trocar informações, ampliar relações humanas, enxergar o mundo de uma maneira global e ter uma formação mais completa.

Além disso, é uma enorme vantagem competitiva no mercado de trabalho.

Na busca de seu aprimoramento constante e do conhecimento de novas tecnologias mundiais, a PUCPR estabeleceu acordos e convênios com instituições nacionais e internacionais. Dessa forma, é possível oferecer aos alunos informações e a experiência de parceiros muitas vezes donos de tecnologia vanguardista em nível mundial.


Semestre em Inglês

A PUCPR é uma das primeiras instituições de ensino superior do Brasil a oferecer para a comunidade internacional e local cursos inteiramente em inglês. O objetivo é que o programa, que hoje está presente nas Escolas de Saúde e Biociências, Arquitetura e Design, Negócios, Comunicação e Artes, Educação e Humanidades e Politécnica, seja estendido às nove Escolas existentes na Universidade.

O English Semester permite que estudantes internacionais completem um semestre inteiro de estudos em inglês enquanto, em paralelo, estudam português como língua estrangeira. A proposta é quem o intercambista estrangeiro expanda sua vivência acadêmica, interaja com nosso aluno brasileiro e até mesmo possa trabalhar em empresas brasileiras como estagiário.


Parcerias internacionais

Por meio de acordos com instituições de ensino estrangeiras, nossos estudantes participam de programas de intercâmbio, programas de bolsa de estudos e têm acesso a iniciativas como Dupla diplomação (DD), que permite aos participantes a obtenção de dois diplomas de graduação, um pela PUCPR e outro pela universidade estrangeira parceira.

Além dessas iniciativas, a Universidade ainda possibilita estágios no exterior e diversas oportunidades de intercâmbio em nível de Pós-Graduação. Finalmente, nossos alunos e colaboradores têm acesso a programas de curta duração e em grupo nas áreas de idiomas e de desenvolvimento cultural, técnico e acadêmico.


Troca de experiências e a riqueza de múltiplos olhares

PUC Talentos

O PUC Talentos – Serviços de Carreira tem como objetivo capacitar integralmente alunos e ex-alunos de Graduação e Pós-Graduação para o planejamento e autogerenciamento de carreira, o que reflete em maior sucesso na vida pessoal e profissional. A área busca continuamente parcerias com empresas renomadas, que garantem o acesso rápido às oportunidades e tendências do mercado de trabalho.


Projeto Rondon

O Projeto Rondon, coordenado pelo Ministério da Defesa, é um projeto de integração social que envolve a participação voluntária de estudantes universitários na busca de soluções que contribuam para o desenvolvimento sustentável de comunidades em situação de vulnerabilidade social e, ampliem o bem-estar da população; busca aproximar esses estudantes da realidade do País, além de contribuir, também, para o desenvolvimento das comunidades onde o projeto se desenvolve. A PUCPR participa há cinco anos consecutivos.


Eventos

Eventos, Palestras e Semanas Acadêmicas

Somente neste ano já são quase 500 eventos e campanhas organizados pela Universidade, nas mais variadas áreas.

Uma pequena amostra de tudo que já rolou na PUCPR em 2015:

  • Acolhida aos Calouros;
  • Trote Solidário;
  • Global Game Jam;
  • Café Filosófico;
  • Diálogos Contemporâneos;
  • Startup Weekend;
  • Jogos Ativos;
  • Seminário Sincronicidade;
  • International Lounge;
  • Revele Seu Talento
  • 55 anos da PUCPR;
  • Fala Egresso;
  • Desafio Renault;
  • Digital Business;
  • Semana Nacional do Livro.

Missão Saúde

Missão-Saude-2

Com o objetivo de promover a inovação, a multidisciplinaridade e a integração entre os cursos, a Escola de Saúde e Biociências promove o evento “Missão Saúde”, que a cada ano sugere um tema diferente para que os participantes desenvolvam seus trabalhos.

O evento é voltado para os alunos matriculados nos cursos da Escola de Saúde e Biociências, mas também está aberto à participação de acadêmicos de outros cursos da PUCPR.


Fórum de Carreiras

Fórum-de-Carreiras-1

Trabalhar o empreendedorismo e a empregabilidade por meio do autoconhecimento, com os temas personalidade, interesses, valores e atitudes. Esse é o objetivo do Fórum de Carreiras. O evento reúne empresas de diversos segmentos de mercado, que apresentam suas áreas de atuação e práticas corporativas, além de disponibilizarem oportunidades.


Fazendo mais pelos outros

PC-2

Projeto Comunitário

A intenção com essa iniciativa é levar os estudantes ao encontro de novos horizontes e novos desafios, incluindo a qualificação para a cidadania, a formação voltada à responsabilidade social, oferecendo-lhes além de conhecimento, lições de vida.


Pastoral

A Pastoral da Universidade na PUCPR segue os direcionamentos do Grupo Marista. Por sua identidade cristã, católica e Marista, tem a missão de se dedicar sem reservas, por meio da educação, à causa da verdade.


PUC Solidária

O PUC Solidária existe há nove anos na PUCPR. Durante esses anos, os acadêmicos realizaram ações solidárias em diferentes comunidades de Curitiba e Região Metropolitana. O principal objetivo do projeto é o de sintonizar a Universidade com o contexto da vulnerabilidade social e colocar os conhecimentos acadêmicos a serviço das comunidades atendidas.


Henri-Verges-1

Missão Henry Verges

A Missão Universitária Irmão Henri Vergès é uma experiência vivencial de uma semana numa comunidade em situação de vulnerabilidade social, onde são desenvolvidas diversas atividades de cunho educativo, solidário e espiritual, em parceria com a população local.


Ecohabiture-2

Ecohabitare

O Ecohabitare Centro de Pesquisa integra o primeiro Centro Regional de Integração de Expertise da América Latina da UNESCO / UNU – IAS. Os trabalhos tiveram início em 2005 com a proposta de construir uma casa de conscientização nas escolas públicas e privadas a partir de materiais recicláveis encontrados na comunidade.

O centro é composto de uma equipe interdisciplinar e interinstitucional que tem por objetivo oferecer diferentes técnicas na construção de casas para comunidades carentes. Na PUCPR, o Ecohabitare está embasado no curso de Engenharia Civil, mas também envolvendo alunos e professores de outros cursos.


Programa Ciência e Transcendência

Desde outubro de 2012, a PUCPR tem desenvolvido, juntamente com a Penitenciária Feminina do Paraná (PFP), o Programa Ciência e Transcendência: educação, profissionalização e inserção social. O viés do Programa é duplo: por um lado, o seu objetivo principal é propiciar às mulheres encarceradas e aos seus filhos, que moram com elas na Penitenciária, o acesso e a garantia aos seus direitos básicos de cidadania. Por outro lado, a finalidade do Programa consiste em fomentar e fortalecer a formação da comunidade acadêmica para as realidades sociais em estado de invisibilidade social, como é o caso abordado, especificamente, neste estudo.