Formas de Ingresso

Conheça as formas de ingresso na PUCPR


Vestibular

O vestibular é o processo seletivo tradicional, realizado a partir de prova e que seleciona candidatos para o ingresso nos cursos de graduação da PUCPR. Este processo seletivo avalia o domínio dos conteúdos passados no Ensino Médio, a capacidade de articular ideias, interpretar fatos e dados e raciocinar de maneira lógica.

Ingresso via Enem

Sabia que você pode utilizar a sua nota do Enem para ingressar na PUCPR? Esse processo seleciona candidatos para o preenchimento das vagas existentes nos cursos de graduação, utilizando exclusivamente a nota obtida no Enem.

Prouni

O Programa Universidade para Todos – Prouni concede bolsas de estudo integrais e parciais em cursos de graduação e sequenciais de formação específica, em instituições de ensino superior privadas.

Fies

O Fundo de Financiamento de Estudantes do Ensino Superior – Fies é um programa do Ministério da Educação que financia cursos de graduação para estudantes matriculados em instituições não gratuitas.

Transferência Externa

Você está cursando a graduação em outra instituição de ensino, mas gostaria de vir para a PUCPR? Nesta forma de ingresso, você pode se candidatar para transferência em algum dos cursos oferecidos. Este processo está condicionado à existência de vagas no curso pretendido e atendimento aos requisitos estabelecidos pela PUCPR.

Aproveitamento de Curso

Já tem um diploma de curso superior e está pensando em fazer outro? Com esta opção é possível obter isenção de processo seletivo, caso existam vagas remanescentes no curso que você deseja.

Dúvidas?

Confira as perguntas mais frequentes
sobre esse e outros conteúdos