• 1. Cristoffer Poncini, 4º. Período | Eng. de Produção

    Olá, vestibas!

    Imagino a tensão de vocês agora! É PUC, FEDERAL, ENEM e um monte de outras, além, é claro, da pressão de todos os lados. Mas minha dica é: “fiquem calmos”. Eu faço Eng. de Produção na PUCPR, estudei minha vida inteira no CASJP e já passei por muitas incertezas iguais às que vocês estão passando agora. Saiba que os próximos anos exigirão muito de vocês, mas também vão trazer muitas amizades, aprendizados e conquistas. Seja fazendo um trabalho social, um projeto diferente ou, quem sabe, indo desenvolver uma pesquisa fora do país. O mais importante é que estará tudo em suas mãos! Transformar sua vida e o mundo. Desejo grande sorte pra vocês! Abraço!

    Instagram: @cponcini

  • 2. Dayane Mocelin, 2º. período | Direito

    Olá, futuros filhos da PUC! Sei que vocês estão prestando vestibular para várias universidades, mas não se desesperem, tudo dará certo! Aliás, escolham a PUC, futuros calouros. Torço para vocês e, independente de qual curso vão fazer, boa sorte!

  • 3. Luiz André Velasques Tomaz, 6º. Período | Adminsitração

    Olá, futuro calouro, tudo bem? Sou estudante do curso de Administração da PUCPR e posso garantir: depois que entrei na universidade, já passei por muitas transformações e experiências incríveis. É um novo mundo, novas amizades, novas expectativas e novos desafios. Junto com essa nova etapa da sua vida, vem muito estudo e isso requer muita dedicação, mas tenho certeza de que você vai tirar de letra! Que essa nova fase possa te proporcionar a chance de fazer a diferença no mundo em que estamos inseridos. Te desejo muita sorte. Um abraço.

    Facebook: Luiz André Velasques | Instagram @luizvelasques

  • 4. Ivo Tragueto Neto, 2º. Período | Jornalismo

    E aí, vestibulandos, ansiosos para entrar na PUCPR? Estão apreensivos para quando começar o curso de vocês? Fiquem tranquilos, pois a universidade não é um bicho de sete cabeças como o pessoal conta. É só mais uma fase (um pouco mais puxada, convenhamos). As dicas que eu dou são: ficar atento ao que os bons professores da PUC explicam e complementar a explicação da matéria com seus (futuros) colegas de curso, na internet… Vamos ter correria com trabalhos e provas, mas isso renderá bons frutos na hora que vocês pegarem seus diplomas e entrarem no mercado de trabalho.

    Bem-vindos à PUCPR e que vocês tenham um ótimo aprendizado!!! 😀

  • 5. Jhonny Furman, 3º. Período | Engenharia Mecânica

    Faaaala, calouro(a), tudo certo? É complicado esse momento, né? Já passei por isso, lembro bem como foi: pressão, estresse, nervosismo e incerteza. Mas não se preocupe, tenha confiança na sua decisão e vai na fé! A PUCPR tem diversos projetos estudantis para os mais diversos cursos, e vou te contar, isso vai fazer com que seu curso se torne muito melhor. Seus conhecimentos aplicados fora de sala… Isso é demais! Eu mesmo, depois que entrei pra equipe CWBaja do projeto estudantil Baja SAE da PUC, encontrei novos motivos para não querer sair mais. E existem mais projetos além desse. A universidade serão os melhores anos da sua vida, acredite! Boa sorte, calouro(a).

    Facebook: jhonnyfurman

  • 6. João Manenti, 2º. Período | Engenharia de Computação

    Daê, vestiba! Eu sei que este momento é tenso, mas minha dica é: fique de boa 😀

    Eu faço Engenharia de Computação na PUCPR e posso te dizer que não é fácil! Talvez você precise largar um pouco os animês e as séries de lado por um tempo, mas será incrível o que você fará aqui com a gente. Você terá professores e colegas fantásticos, e desenvolverá um potencial que nem você sabia ser possível.

    Grandes vitórias começam com grandes escolhas – então, se você estiver pronto para mudar o seu futuro e o futuro de outros, venha ser um filho da PUCPR também 😉

    Facebook: John.manenti

  • 7. Lucas Andrade Fagundes, formado em Engenharia Química

    E aí, vestiba, ou melhor, futuro calouro, tudo bem? Sei exatamente como está se sentindo neste momento: nervoso, preocupado, sem unhas restantes para roer, olhando para o relógio e pensando que o segundo que acabou de passar poderia ser utilizado para resolver um exercício ou ler alguma matéria. Mas calma, respira… Eu acredito em você! Fiz vestibular para Engenharia Química na PUC em 2010, passei pelo que você está passando e fui aprovado graças ao empenho que sei que você também está tendo. Hoje continuo lá fazendo Pós-Graduação e digo a você que não me arrependo do caminho que escolhi. Então, não se preocupe, você apenas colherá aquilo que está plantando. E não digo apenas do diploma no final do curso. Digo das pessoas que irá conhecer, das boas notas e elogios que irá receber, e digo principalmente do seu desenvolvimento pessoal e social. Sabe, este ano pode estar sendo difícil, mas o próximo será mais, e o próximo também, e assim vai… É a Lei da Vida, é a Lei dos Universitários, é a Lei dos Futuros Profissionais. Mas não veja isso como um obstáculo, veja isso como um objetivo a ser alcançado. Você tem tudo nas suas mãos, basta saber onde usar. Desejo a você toda a sorte do mundo! Um grande abraço, Lucas Andrade.

    Facebook: LuhAf

  • 8. Lucas Lopes, 2º Período | Ciências Sociais

    Olá, “vestiba”! Nossa! Quanta coisa passa pela cabeça da gente nessas horas!

    Todas as vezes que avanço uma etapa no meu curso (Ciências Sociais), recordo os momentos de tensão pré-vestibular e aí vem aquela sensação gostosa de saber que todo esforço valeu a pena. É verdade que a gente é pressionado por todos os lados a dar respostas a tudo na vida, mas neste momento não se esqueça de que a maior e melhor resposta deve ser dada a você mesmo(a)! Que suas escolhas te façam feliz e, caso as provas da vida sejam difíceis, lembre-se de que um “universo” de possibilidades e pessoas te esperam de braços abertos para viver sua primeira experiência universitária! Um abraço, boa prova e feliz escolha!

  • 9. Maiara Natally Barbosa Fernandes, 2º. Período | Biologia

    Ninguém nunca disse que seria fácil a caminhada, mas se fosse, que graça teria?
    Mostre que você é o melhor, e se não conseguir, persista, eu só consegui persistindo e hoje estou aqui realizando meu sonho.

  • 10. João Pedro Bortoti Daleffe, 2º. Período | Jornalismo

    Olá, vestibulandos! Esta é uma etapa muito importante na vida de vocês, na qual as dúvidas estão a todo vapor! Na PUC você terá um ensino de ótima qualidade e vivenciará experiências incríveis! Muito boa sorte para vocês!

    Facebook: João Pedro Bortoti Daleffe

  • 11. Camille Zanette, 4º. Período | Engenharia de Produção

    Querido vestibulando,

    Há 2 anos eu estava sentada em uma cadeira de cursinho, ansiosa e confusa sobre o vestibular. Acho que são poucos os que possuem certeza do que querem ser, eu não tinha nem um pouco de confiança nas minhas escolhas. Optei por prestar vestibular para Engenharia de Produção, afinal, sempre fui boa em matemática e gostava das áreas de trabalho.

    Entretanto, todos sabemos que engenharia nunca é fácil (ainda mais para aqueles que, como eu, vieram de escolas públicas) e que necessita de muita estrutura física e curricular. Pesquisei muito: avaliações do MEC, localização, professores, preços, bolsas, financiamentos. E de longe minha primeira opção foi a PUC. Quanta ansiedade para iniciar o ano letivo! Universidade! Um grande passo! Mas vou ser bem sincera, você precisa amadurecer muito para o ensino superior. Aqui, você é livre para fazer suas escolhas. Ninguém vai te pressionar para estudar, ou dizer para não faltar, ou ainda que você é obrigado a ficar nas aulas que você não gosta. Mas as consequências são suas, e apenas suas. Aqui, você começa a trilhar seu futuro, e isso depende das suas boas escolhas. Não se desespere! Você terá muito apoio da PUC, temos uma biblioteca enorme, laboratórios com computadores a sua disposição, núcleos de apoio em matérias mais difíceis, uma ótima central de estágios (consegui estágio já no segundo período) e, ainda, projetos de pesquisa e docência (PIBIC, PIBIT, PIBID) que podem te ajudar a decidir qual caminho seguir dentro do seu curso e ainda dão um up no seu currículo. Estou no meu primeiro ano de iniciação científica (PIBIC), sou pesquisadora na área de Mudanças Climáticas e Slow Food, dentro do Programa de Pós-Graduação em Mobilidade Urbana, e posso afirmar que isso mudou muito minha visão como estudante. Participo de congressos, ajudo a escrever artigos e conheço muitas pessoas. Um valiosa dica: aproveite seu tempo na universidade para criar uma rede de networking, isso irá te ajudar muito. Você fará amigos aqui, querido calouro, grandes amizades. Espero que você esteja preparado para novos tempos. Será difícil, ninguém disse que correr atrás dos seus sonhos seria fácil, mas valerá a pena, você verá.

    Por fim, espero que você tome as decisões certas, mantenha a cabeça no lugar e lembre que não está sozinho nesse caminho.
    Boa sorte, e quem sabe um dia possamos comer uma pizza juntos no Bloco Azul!

    Abraços!!

    Facebook: Camille Zanette

  • 12. Fabiano Cunha Leandro, 3º. Período | Engenharia Química

    Olá, pessoal, tudo bem? Meu nome é Fabiano e faço Engenharia Química. Já estive aí no lugar de vocês, e nesse momento muitos de nós não queremos ir para a universidade por estarmos indecisos ou termos algum outro plano. Às vezes nós temos problemas pessoais os quais nos atrapalham, problemas com nossa mente sobrecarregada, medo de decepcionar os pais ou quem nos ajuda e espera de nós, temos medo de estarmos muito velhos pra estudar, ou arrependidos por não ter começado mais cedo. Mas lembrem de uma coisa, nada na vida é por acaso, aquilo que nos impede de chegar aos nossos objetivos estava programado; logo, a maior vitória está em como continuamos a lutar e caminhar. Alguns de vocês não estão com vontade de estudar ou não sabem o que querem. Peguem o tempo que quiserem, mas um dia nossos pais ou patrocinadores nao poderão mais estar conosco, e deveremos ter nossa estabilidade e trabalhar. Devemos ser muito, muito, muito gratos aos nossos pais ou familiares que nos ajudam, porque sem eles nem estaríamos aqui estudando. Eles se importam com vocês, mesmo os pais mais ausentes ou problemáticos, no fundo, se importam e nos amam. Devemos olhar esse amor em querer o nosso futuro como algo maravilhoso. Agora, pouco importa se esse futuro será como engenheiro, advogado, dentista, professor etc., o que importa é gostar do que faz. Na minha turma muitos começaram, mas como não estudam e praticam matemática, sempre reprovam e muitos desistem, pouquíssimos ficam. Logo, sempre as pessoas sofrem por terem escolhido algo assim “tão difícil”, como eles dizem. Muitos não gostam de matemática, no fundo, e ainda reclamam que a materia é chata! Ué… por que estão aqui então?!! Eu não quero que vocês passem por isso, mas pensem bem, com calma. Esse vestibular não é vida ou morte, não é nada importante, o que importa é vocês saberem o que querem e depois, com seu esforço, valerá a pena estudar. Se for aqui na PUC, vocês estarão em boas mãos, tem tudo de bom aqui, logo, cheguem aqui FOCADOS dizendo EU QUERO ISSO, EU AMO ISSO QUE EU FAÇO. Se vocês fizerem isso, tudo será ótimo. No início é mais complicado de se adaptar, mas se precisarem, sempre perguntem, que alguém poderá ajudar. Na vida as derrotas são muito importantes porque foi com elas que consegui me analisar, e melhorar, e evoluir. Se vocês estão tentando pela segunda, terceira, milionésima vez o vestibular e vocês têm certeza de que gostam disso, então façam. Se vocês não amam matemática e não sabem por quê, é porque precisam ir atrás e não desistir. Se tiverem dúvidas, perguntem, perguntem e entendam, e depois tenho plena convicção que amarão engenharia. Engenharia é um curso que exige amar matemática, gostar não basta. Se vocês amarem matemática e química, no caso do meu curso, vocês terão muita tranquilidade. Bom, pessoal, pensem, analisem suas prioridades, falem abertamente com seus pais sobre o que vocês querem. Se eles brigarem, ameaçarem, não se incomodem, sigam seus sonhos. E se vocês falharem, se levantem e façam na sua vida o que vocês quiserem, mesmo que no início ganhem pouco, porque há muitos engenheiros que se formam e não conseguem emprego. Por quê? Porque não amam o que fazem. Amor e dedicação, muito foco, essas são as chaves. Muitos de vocês talvez não compreedam a importância de estudar, mas aqueles que entenderam o que eu disse, peço que sigam em frente e ponham isso em prática, pensem agora no seu futuro e não quando o futuro chegar, porque o tempo passa. Sigam firmes e vocês conseguirão. Muita paz e luz no caminho de vocês.

    Email: fabiano-11-10-93@hotmail.com

  • 13. Enrique Martinez Guijarro Ferreira (Coxinha), 6º. Período | Ciência da Computação

    Fala, querido(a) vestiba! Meu nome é Enrique, mas pode me chamar de Coxinha.

    Essa mensagem deve chegar até você porque deve estar chegando a hora de escolher o curso superior que irá fazer, o que te trará dificuldades, mas, acima de tudo, muitas alegrias e realizações.
    Nesse quesito, se puder dar minha opinião, a PUCPR não deixa a desejar! É um lugar fantástico e você poderá ter todo o tipo de experiência com tudo que é disponibilizado.

    Na PUC, eu curso Ciência da Computação, e já aviso logo: se quer aprender a formatar computador e jogar, está no curso errado. Agora, se quiser aprender como o mundo moderno funciona em cima da computação, e fazê-la trabalhar para atingir seus objetivos, então Ciência da Computação é o curso certo. Mas não pense que será fácil. No fim das contas, o vestibular acaba sendo a parte mais fácil da vida de estudante. Então, prepare-se bem e vá com tudo no seu curso superior, independente de qual ele seja. Tenha sempre como objetivo fazer o melhor no que quer que faça e seu futuro será próspero. A gente se tromba pelo câmpus qualquer hora. Vem que vem!! Abraços!

    Facebook: Enriquemfg

  • 14. Gabriel Schrederhof, 3º. Período | Administracão

    Alô, você, meu caro calouro! Primeiramente queria dizer: calma, respira fundo e tudo vai dar certo! A gente sabe que essa fase é assim mesmo, essa loucura e pressão, mas é questão de tempo. Toda essa dedicação vai ter valido a pena, pode confiar. Eu faço Administração na PUC e é ótimo estar onde você sempre quis estar. É por isso que valeu a pena mesmo que ainda tenha alguns períodos pela frente. Então foca no futuro e vai. Falta pouco! A gente se vê pelos corredores.
    Um abraço.

  • 15. André Tschoeke, 3º. Período | Odontologia

    Olá, futuros calouros. Este momento no qual vocês vivem é o mais importante das suas vidas, pois é agora que se escolhe qual profissão vocês terão no seu futuro! Aproveitem essa chance de estudar em uma faculdade, pois é aqui que começa o diferencial de vocês. Cursar o ensino superior leva vocês a terem mais conhecimento, não só específico de cada área, mas do contexto onde nós vivemos e de como cada um de nós pode transformar nossa cidade, estado ou até mesmo o planeta. No curso de Odontologia tive várias experiências boas, em que eu não reabilitava só um dente ou um sorriso, reabilitava a alegria de um paciente em poder sorrir. Aprendi também culturas novas, histórias que me marcam e que eu levo como exemplo para o resto da vida. Hoje faço mestrado na área de Estomatologia e pretendo com essa bagagem ajudar a mudar o meio em que vivo para melhor. Espero que vocês entrem com esse pensamento. Não desistam dos sonhos, haverá muitas dificuldades pelo caminho, mas nenhuma delas irá interromper seu sonho se vocês persistirem e correrem atrás daquilo que vocês almejam para sua vida.

    Facebook: André.Tschoeke

  • 16. Geovanna Andrade Labres de Souza, 5º. Período | Medicina

    Oi, futuro calouro! Muito nervoso? Eu me lembro de quando estava nessa cadeira aí ao seu lado. O nervosismo nessa época do ano era visível e quase palpável. Tudo que eu tenho para lhe dizer é: calma e respire! Você se preparou durante um ano inteiro (ou mais de um, haha) e agora está chegando a hora de mostrar o que você sabe. Sem estresse, a sua vaga já está reservada, é só você mostrar que a merece. Durma bem, não se esqueça de se alimentar, roupas frescas e se hidrate neste calor! Vai dar tudo certo, eu garanto! Te espero ano que vem 😀

    Facebook: Geovanna.Souza

  • 17. Pietra Berticelli, 2º. Período | Engenharia Química

    Não é fácil, mas vale a pena!

  • 18. Michelle Nobre Maiolli, 10.º período | Direito

    Olá, vestiba. O ano do vestibular é bem complicado, lembro que na minha vez estava superindecisa e, por isso, acabei fazendo um ano de outro curso (Turismo) antes de me encontrar no curso de Direito da PUCPR. Este é um momento decisivo em sua vida e saiba que a escolha feita hoje irá repercutir nos próximos anos de sua vida, então desejo que você faça uma autoanálise minuciosa e que, ao final, parta para o caminho que mais combine com você e com seus ideais. Imagine-se exercendo a profissão que almeja e veja se realmente atingirá suas expectativas. Vá visitar algum profissional da área, faça perguntas, passe o dia com ele, isso ajuda muito! O que eu digo e espero é que dê tudo certo para você!

    Posso dizer que a minha experiência na universidade está chegando ao fim e foi MARAVILHOSA! Nestes 5 anos vivi experiências enriquecedoras, fiz muitos amigos, aprendi muito, participei de projetos comunitários, fiz parte do Núcleo de Arbitragem de Direito da PUCPR e fui para uma competição internacional em Viena, li muitos livros, virei várias madrugadas estudando, festei nos jogos jurídicos e nos jogos da comunicação, discuti muitas ideias e meus horizontes se abriram. Hoje eu vejo que as oportunidades são infinitas para quem se esforça, estuda e, principalmente, sabe lidar com pessoas. De nada adianta ser o melhor aluno da sala se você não sabe lidar com outro ser humano. Seja educado, busque resolver seus problemas na base da conversa e, basante importante também, seja proativo, destaque-se! Eu gostaria de desejar tudo de maravilhoso para você e lembrá-lo que isso também passará, essa fase angustiante passa, assim como momentos bons, tristes e divertidos. A vida é feita de momentos! Aproveite cada um deles!

    Grande abraço.

  • 19. Joarez Soares, 2º. Período | Serviço Social

    Olá, calouro! Sei pelo que está passando e o que está sentindo. Parece que foi ontem que eu era como você: perdido, ansioso, nervoso, eufórico… É sensacional ter passado por aquele momento chamado PUCPR e poder estar cursando o melhor curso de minha vida na melhor universidade de Curitiba. Vou contar rapidamente um pouco de minha experiência como novato da PUCPR para vocês. A semana da recepção é sensacional, fiquei impressionado com o tratamento que nos foi dado, foi ótimo para conhecer outros calouros e veteranos. Acabei me sentindo ainda mais privilegiado e feliz por estar nesta universidade. Lembro que achei os blocos amarelo e vermelho incríveis, pois foi onde permaneci meus quatro anos de faculdade e onde os professores são impressionantes. Participei de todas as aulas em que tudo era novo e estava pilhado por frequentar uma universidade deste porte. Na universidade aprendi várias coisas que contribuíram para o meu desenvolvimento estudantil e profissional. Fiz diversas atividades ligadas à PUCPR, também fiz vários amigos e tantas outras coisas… Aconteceu tudo rápido. Aproveite essa época única da universidade pois ela dará saudade. Não tenha medo de perguntar qualquer coisa a um veterano, sabemos o que é ser perdido que nem você estará. Espero que possa viver intensamente a experiência de ser calouro, ainda mais que eu.

    Facebook: Zulim.Soares

  • 20. Luiz Fernando Cardoso Garcia, 6º. Período | Medicina Veterinária

    Sou estudante de Medicina Veterinária e gostaria, nestas poucas palavras, de expressar a tamanha satisfação que carrego. Iniciei minha jornada acadêmica em 2013 e, desde esse período, nunca me frustrei ou me desanimei. O curso de Veterinária é incrível e atende toda e qualquer expectativa que um estudante possua a respeito dessa área. Um conselho que eu forneceria a qualquer pessoa em dúvida acerca de seu futuro seria: curse Medicina Veterinária. Não conheço, e não acredito que um dia conhecerei alguém que se encontra insatisfeito com a escolha que fez, seja ele professor, estudante ou profissional da área.

    Portanto, espero que estas palavras encontrem aqueles estudantes com dúvidas a respeito de sua decisão futura e que, a partir do momento que leu este pequeno texto, se sinta motivado a seguir adiante em seu futuro. Espero por você no banho de lama!

    Facebook: fgfotoart

  • 21. Adriana Marcondes Pinho Chaves Pinto, 2º. Período | Direito

    Olá, Vestiba! Difícil esta fase, hein? Muitas incertezas, desafios, expectativas certamente rondam sua cabeça e coração neste momento. Saiba que eu, assim como você, já passei por isso, e por duas vezes! Sou psicóloga e advogada, formada pela PUCPR nos anos de 2001 e 2014, respectivamente. Por que escolhi retornar à mesma instituição? Porque foi nela que construí minha base profissional, ela me ofereceu alicerces seguros pra que eu optasse pela segunda vez por ingressar na mesma instituição. Egresso? Nem sei o que isso significa! Nunca me senti não mais pertencente à PUC, pois ela se tornou uma extensão da minha própria casa. Fique tranquilo, por experiência própria, tudo dará certo! Seus sonhos e planos se realizarão e a PUC fará parte dos melhores deles. Ela será sua referência não só pelos anos que durarem o curso pelo qual optou, mas por todos os frutos que irás colher em razão de sua escolha!

    Te desejo êxito e todo sucesso! Um abraço!

  • 22. Bruno Brites, formado em Odontologia

    Gostaria de incentivar e falar para os futuros calouros de Odontologia que, com toda a certeza, estarão entrando em uma das melhores universidades e estruturas do país! Professores de altíssimo nível, estrutura física impecável e biblioteca completa. Com o que me foi ensinado na PUC, pude cursar pós-graduações fora do país e lecionar! Boa sorte e sejam bem-vindos!

    Facebook: Bruno.Brites

  • 23. Suliane Maekelri da Silva, 4º. Período | Letras

    Hey, vestibulando! Eu também já passei por essa fase de dúvidas e medos. Eu venci e acredito na sua vitória. Sou acadêmica do curso de Letras, na PUCPR. Suponho que, após a aprovação, o foco nos estudos permaneça, para garantir um bom desempenho acadêmico. Empenho e dedicação são as chaves para o sucesso. Entretanto, a vida não é só trabalho. Existe a possibilidade de desenvolver atividades sociais, e além de ajudar outras pessoas, ganho novas experiências e perspectivas de vida. Que Deus esteja com você, boa sorte!

    Facebook: Bruno.Brites

  • 24. Natalia Boff, 4º. Período | Engenharia Mecânica

    E aí, calouro, tranquilo?

    Sei que a pressão deve estar pesada e talvez você ainda tenha algumas incertezas, mas logo isso passa. Apesar de eu sempre sonhar em ser engenheira, nunca soube ao certo qual delas, e hoje não largaria o curso por nada! E não, não é só por causa dos amigos! Hahahahah.

    Calouro, fique calmo que todo seu esforço pra vir pra cá valerá muito a pena, e até aquelas matérias chatas não serão em vão, acredite! Espero te encontrar por aí nos corredores semestre que vem! Beijos, Nati

    instagram: @naboff

  • 25. Gabriel Pinheiro, 2º. Período | Engenharia de Computação

    Olá, estudantes e futuros universitários!

    Quando eu estava no ensino médio, pensava que terminar o “terceirão” era simplesmente chegar a um fim de túnel que tanto foi percorrido ao longo do ano e verificar se há luz ou não na conclusão desse trajeto. Esse “fim de túnel” normalmente costuma ser personificado em cima da figura do vestibular.
    Quando estamos no ensino médio, sonhos e expectativas tomam conta da percepção sobre a nossa vida futura, e mudanças em nossas atitudes acarretam um progresso linear em nossa formação pessoal-coletiva. Porém, quando passamos a estudar em uma universidade, percebemos que aqueles sonhos e expectativas, se antes eram tão vagos e indefinidos, na realidade podem se transformar em escolhas reais, gerando oportunidades ainda maiores.

    Estudar é realmente desgastante e demanda muitos momentos de queda e de subida. Estou cursando atualmente Engenharia de Computação na PUCPR e o que eu posso afirmar, como alguém que já enfrentou essa burocrática exigência para ingresso em um curso superior, é que o esforço e a maturidade emocional são a chave para qualquer degrau que conseguimos alcançar. Entretanto, essa chave só consegue ser obtida a partir do momento em que saímos do nosso estado de comodidade e passamos a criar relevos para aquilo que realmente queremos, independentemente do curso superior que escolhemos.

    Espero que essa mensagem possa servir de incentivo para aqueles que estão nessa caminhada e, também, de inspiração para aqueles que, de certo modo, se sentem inseguros sobre a tomada de decisão profissional. Desejo a todos boa sorte!

    Facebook: gabrieltpin

  • 26. Vanessa Rita Barazzetti, formada em Jornalismo

    Olá, vestiba.

    Imagino a tensão que você está passando neste momento, pois, além de sofrer a cobrança em passar em uma grande universidade, existe a indecisão de qual profissão escolher. Fiz Comunicação Social – Jornalismo, hoje trabalho na área e sou realizada profissionalmente. Pense bem antes de escolher a profissão e mostre sempre um diferencial porque, dessa forma, o seu espaço no mercado de trabalho estará garantido com toda certeza!!
    Boa Sorte!!

    Facebook: Vanessa Barazzetti

  • 27. Fernanda Wendler Cubas, formada em Administração

    Olá, pessoal do vestibular!

    Se preparem para a fase mais emocionante de suas vidas, a época de muito nervosismo, ansiedade e principalmente felicidade! Foi um privilégio estudar na PUCPR, onde cada dia era agraciado com novos conhecimentos. Esqueçam o ensino médio. Agora é a vida real, é correr atrás por si só, e realizar seus sonhos, e construir sua carreira. Eu sou bacharel em Administração pela PUCPR e não trocaria minha escolha por nada. Fiquem calmos e continuem firmes em suas convições. Boa sorte!

  • 28. Thiago Aldrovandi, 2º. Período | Medicina

    Calouroooo!!! Não, nada de “vestibulando”! Vestibular é uma mera formalidade, você já está dentro, com certeza (minha cartomante já me adiantou que seu nome está na lista!). E ainda mais depois de todo o seu esforço nesse ano, nada mais justo! hahah
    Espero, de coração, que você seja muuuuito bem-vindo à Universidade, onde você irá passar os melhores anos da sua vida. Não só pelas festas, novos amigos e por deixar de lado todo aquele papo inacabável de mono e dicotiledôneas, baskhara etc., mas também por estar numa das melhores universidades do país! Mas lembre-se: o seu sucesso só depende de você! Mantenha o foco nessa reta final e nada de desistir porque acha que esse não é o seu ano ou porque na sua sala existe aquele supernerd de outro mundo! Você consegue! Acredite em si mesmo!

    E para os calouros da Medicina, saibam: a Turma 74 estará esperando vocês para proporcionar a melhor recepção possível e já dar um gostinho do que os espera pelos próximos seis anos! Até breve!!

  • 29. Talita Tosin, 10º. Período | Direito

    Olá! Aqui quem fala é uma estudante prestes a sair da PUCPR, mas que tem a impressão de que foi ontem o 1º dia de aula. Me lembro bem da incerteza e do medo do futuro no fim do ensino médio. Agora, me deparo com o fim do curso e sinto o mesmo frio na barriga. Acredito que isso faz parte da vida. Ao fim de cada etapa, tememos o desconhecido, o salto no escuro, mas somente assim chegamos em algum lugar. Se eu pudesse, voltaria os 5 anos e faria todo o curso novamente, com certeza, e, desta vez, faria bem melhor, sabendo que tudo daria certo. Quero lhes desejar toda a sorte do mundo e lhes dizer que se preparem para a melhor época de suas vidas. A universidade lhes proporcionará tanto conhecimento e tantas amizades que definitivamente mudarão sua vida e sua percepção de mundo. Preparem-se também para perder horas de sono. Se vocês acham que estudam muito agora, aguardem a graduação. Não quero desencorajá-los! Muito pelo contrário, quero lhes dizer que essa é uma fase única em suas vidas, pois, embora possam fazer novas graduações no futuro, sempre terá a 1ª, e essa é inesquecível.

    Boa sorte! Força! Bem-vindos ao mundo universitário! Bem-vindos à PUCPR!

  • 30. Elgson Nascimento, 8º. Período | Direito

    Fala, meu amigo, como está neste momento?

    Espero que esteja bem e focado…

    A vida é determinada por escolhas e a cada dia fazemos as nossas na busca de um mundo melhor. Assim, não hesite em ter calma na tua escolha, porque essa direção tomada poderá te trazer grandes oportunidades e contínuas amizades. Há muito tempo escolhi fazer Administração mesmo sabendo que meu sonho era fazer Direito. Tentava de alguma forma extrair e aprofundar as matérias na ânsia de encontrar o Direito em alguma delas, mas, infelizmente, essa procura foi parcialmente em vão. O tempo passou, fiz uma Pós-Graduação e hoje tenho um emprego sólido que amo muito. Porém, faltava alguma coisa, e adivinha. Depois de 10 anos consegui entrar na PUCPR em Direito e hoje estou no 8P, fazendo o curso com o qual tanto sonhei! Tudo que eu tenho foi oriundo de muito trabalho, de muito estudo e dedicação, a primeira faculdade me abriu muitas portas, mas fazer Direito me remeteu a realizar um sonho.

    Assim, meu amigo, tem calma, dedique-se aos estudos, aproveite seu tempo livre em ler e aprender e não desista do seu sonho. Falta pouco para começar a dar um passo importante em sua vida.

    Boa sorte!!! Estou torcendo por ti!!!!

  • 31. Lucas Persi de Souza, 2º. Período - Design Gráfico

    E aí, vestibas!
    Está chegando a hora, né? Sei que essa fase da vida é dura. Pressão da família, dúvidas como “será que eu escolhi o curso certo?”, “será que estou pronto?”, “estudei o suficiente?”, todo aquele nervosismo passando pelas suas cabeças. Sei o que passa por vocês, já fui um vestiba também, não dá nem pra se considerar humano direito nessa época, por falta de tempo para ser sociável. Contudo, apenas digo, relaxem, o mundo não vai acabar. Pode ser um período difícil, mas tudo vai se ajeitar. Sobre escolha de curso, sigam seus corações, não adianta fazer Medicina, Direito, Engenharia, entre outros, só porque a maior parte de sua família fez. Olhem meu exemplo, vivo em uma família que é baseada na área de saúde, e como uma bela ovelha negra que sou, fiz Design Gráfico. Fui pressionado a escolher outros cursos, claro. Porém, fiz a escolha que eu sentia ser certa, e hoje estou fazendo um curso em uma área que eu amo, e não me arrependo em nada, meus pais deixaram de lado aquela pequena mágoa, por não ter feito o mesmo curso que eles, no momento em que viram que eu estou feliz com o que faço.

    Sobre a faculdade, ela é muito boa, ótimo corpo docente, novas amizades (que parece que vão ser eternas). Excelente estrutura (temos uma sala só de Macs, me sinto o rei do capitalismo, hahahaha).

    Bem, acho que é isso aí, boa sorte a todos vocês, e quem sabe não nos cruzamos pela faculdade. Aos meus possíveis calouros, estou aguardando vocês ansiosamente.
    Grande abraço.

    Facebook: lucaspersidesouza
    Email: lucaspersidesouza@yahoo.com.br

  • 32. Luiza Guerra Alvez, 2º. Período | Medicina

    Vestibular é uma jornada cheia de pedras no caminho. Parece uma montanha prestes a te engolir. Mas, pra quem persiste e tem força de vontade, a recompensa é uma vista maravilhosa. Força, vestibas! Deus abençoe vocês nessa reta final com força, foco e fé. Espero vocês em 2016 aqui na PUCPR para fazerem parte dessa nova jornada que é a universidade.

    Facebook: luuhgalvez

  • 33. Taynara Lopes, 2º. Período Medicina

    Olá, futuro calouro de medicina!
    Está na hora, né? A hora do desespero, a hora da ansiedade, a hora do nervosismo, a hora do “será que estudei o suficiente?”, a hora de entrar no tão esperado curso!

    Faço Medicina na PUCPR e, como fui parte desse universo de estudos desgastantes e desanimadores, acho justo dizer a vocês que compartilho do sofrimento e da angústia que lhes acometem nesse momento. Eu sei: menos de um mês pra decidir seu sonho. Também passei por isso, passei noites sem dormir imaginando como seria entrar na faculdade, passei finais de semana com remorso de ter acordado uma hora mais tarde, afinal, era uma hora a menos de estudo. Tive as mesmas sensações de frio na barriga, vontade de parar o relógio pra ter tempo de estudar mais, sensação de inutilidade por não confiar na minha capacidade. Mas sabe o quê? Nada foi em vão, percebo quanto tudo me fez crescer, e depois que você lê seu nome na lista de aprovados, você simplesmente esquece esses medos e terrores e dá espaço a um sorriso enorme que dura dias, meses e até anos (estou sorrindo só de lembrar isso!). Então, meu futuro colega de profissão, aproveite esse momento único, esse momento tão seu. É você e os livros, você e seu cérebro, você e o papel de prova e redação. Você e a medicina. Leva tempo? Leva! Requer esforço? Oh, se sim!! Mas vale a pena quando você faz seu primeiro contato com o paciente e ouve ele te chamar de doutora, ou doutor, sem sequer ter se formado ainda! Melhor ainda é receber um “muito obrigado” por simplesmente ter conversado com quem precisava de alguém, precisava desabafar. A medicina é incrivel e esse recado é pra você: que está lutando, sabe lá se não por anos, para ser parte disso tudo. Querido amigo, boa prova pra você e espero te ver em breve comemorando, disseminando a mesma alegria que eu e o mesmo amor pela profissão. Sorte não desejo, porque sei que você se esforçou e não precisa disso!

    Vejo você no banho de lama, sendo filho da PUC comigo!

    Facebook: Taynara Lopes | Instagram: _taylopes

  • 34. Ana Claudia Bouvier, 8º. Período | Pedagogia

    Olá! Sejam bem-vindos à universidade, espero que gostem do câmpus. Curitiba é excelente.

    Aproveitem!

  • 35. Priscilla Machado , 10º. Período | Medicina Veterinária

    Olá, vestibulando!

    Estou no último período de Medicina Veterinária e parece que foi ontem que eu estava aí no lugar de vocês. Sei o quanto estressante é esta fase, mas saiba que a próxima que virá será mais difícil, mas muito mais prazerosa! Concluo minha mensagem com a frase que mais me marcou na universidade: “A vida vale a pena quando você não torce pro dia acabar”. Então escolha um curso em que você se esforce para aproveitar muito cada segundo! A PUCPR tem muito a oferecer, não perca as oportunidades! Vale a pena!

    Facebook: Priscilla Buturi Machado

  • 36. Dayane Cristine Fernandes da Silva, 2º. Período | Medicina Veterinária

    Olá, vestibas e futuros filhos da PUCPR!

    Imagino como vocês devem estar contentes e ansiosos nessa reta final de uma longa jornada de estudos… Sei exatamente como é, pois já passei por isso. Ser vestiba é conviver com um turbilhão de dúvidas e uma única certeza: a do que quer para o futuro. Eu decidi por Medicina Veterinária, estou no 2º período e muito, mas muito feliz pela minha escolha. A PUCPR já me proporcionou milhares de experiências, já fiz diversas amizades e só saio quando me formar, e olhe lá! Serei eternamente filha da PUC. No cursinho, um professor nos dizia “BOA SORTE? QUEM TEM CONHECIMENTO NÃO PRECISA DE SORTE”.

    “Nunca deixe que lhe digam que não vale a pena acreditar nos sonhos que se tem. Ou que seus planos nunca vão dar certo. Ou que você nunca vai ser alguém. Quem acredita sempre alcança.” A gente se vê ano que vem, calourada!

    Redes Sociais: daaycristinef

  • 37. Karoline Falgemberg, 3º. Período | Engenharia Civíl

    Olá, “vestibas”, sei o quanto a pressão e o nervosismo devem estar grande nesse momento, mas tentem se acalmar e ficar tranquilos. Eu estudo no curso de Engenharia Civil da PUCPR e posso dizer que hoje eu tenho certeza da escolha que eu fiz para mim. A faculdade não é aquele paraíso que almejamos quando estamos no Ensino Médio/Cursinho, são também muitas barreiras, dificuldades e estresses. Mas de uma coisa vocês podem ter certeza: será a melhor época da vida de vocês. Vocês farão amizades que, com certeza, serão para a vida toda e também aprenderão coisas as quais nem imaginam. Desejo uma boa sorte para todos, e não desanimem nunca. Um beijão.

    Facebook: Kafalgemberg

  • 38. Demilson Junior, 2º. Período | Agronomia

    Sejam muito bem-vindos, calouros. A vida de vocês irá mudar totalmente a partir dessa nova etapa que vai começar. E garanto a vocês, vai mudar para melhor! Terão dificuldades, vão pensar em desistir, mas peço a vocês que não desistam pois, futuramente, vai valer muito a pena todo o esforço feito. Desejo a vocês uma excelente formação. Contem sempre com os veteranos e os professores do curso de vocês, vamos ajudar em tudo que pudermos.

  • 39. Aline Leseux, 6° period | Ciências Biológicas

    Hoje a alegria aparece através de uma grande conquista, de um sonho que foi partilhado por toda a sua família! Ver todo o seu esforço e dedicação recompensados com sua aprovação no vestibular já era mais do que esperado, porque você sempre fez por merecer! Depois de tantas horas de estudo e tantos obstáculos superados, agora podemos comemorar na mesma intensidade, com muitos gritos, sorrisos e felicidade! Daqui para frente é manter a mesma entrega na faculdade e continuar a lutar pelos seus sonhos da mesma forma como batalhou por este. Parabéns pela vitória e que seja o início de novos caminhos.

  • 40. Mariana Roldo, 2º. Período | Arquitetura e Urbanismo

    E aí, vestiba! Nessa mesma hora, um ano atrás, eu estava quebrando minha cabeça de tanto estudar para a grande prova! Depois de tanto estresse, passei na faculdade e no curso que eu queria! Me diziam que faculdade era “susse”, que a gente vivia de bar e noitadas… Hahahahha, doce ilusão! Claro que tem a parte legal, mas pode ter certeza que nada (nem mesmo o cursinho) me deixou tão dependente de café! Olha, confia em você que dá tudo certo! Não deixa nada te atrapalhar, você chegou até aqui, agora vai fundo e mostra do que você é capaz! Quem sabe você não é meu calouro?! Boa sorte.

  • 41. Aline Machado, 2º. Período | Ciências Contábeis

    Olá, Vestiba. Passei por essa experiência no ano passado, e sei como é a pressão que sofremos para começar a encarar nosso futuro. Estou no 2º período do curso de Ciências Contábeis, e a Escola de Negócios da PUCPR possui reconhecimento nacional e internacional, formando assim líderes empreendedores com visão estratégica para somar no mercado de trabalho. Os próximos anos exigirão de você mais do que este, mas trarão novas amizades e experiências incríveis. Ajudando nos trabalhos sociais ou representando a Universidade em pesquisas fora do país, você fará a diferença. Te desejo muita sorte. Abraços

    Instagram: @_alimachado

  • 42. Lorraine Galhardone, 2º. Período | Marketing

    Se você está lendo essa mera mensagem, quero lhe dizer que, se chegou até aqui, você já está de parabéns pelo seu esforço. Veja qual é o estilo de curso com que mais se identifica e só vai.
    Sou ex-filha da PUC e formanda da primeira turma de Marketing. Hoje trabalho em uma agência de Marketing Digital com os sócios do grupo NZN, que fundou o Baixaki, Tudo Gostoso, Tecmundo, entre outros. Nunca baixe a cabeça ou pense em desistir do que quer, porque quando menos espera, as melhores coisas sempre acontecem.
    Hoje sou feliz e não parei de estudar mais. Meu foco é crescer mais e mais no âmbito do Marketing Digital. Já possuo cursos do Google e, mesmo que às vezes pareça difícil, sei que nada é impossível.

    Facebook: galhardone

  • 43. Marcela Cristina Santos, 8º. Período | Administração

    Ser PUC é aprender na prática, é aprender a ser mais humano. Nossos professores nos ajudam a conhecer nossos limites e superá-los, não temos apenas mestres, temos pais de profissão. Isso mesmo, pais de profissão! Eles que nos conduzem durante nossa preparação para nossa carreira profissional. Escolhi a PUC porque quero ser a melhor no que faço e sei que aqui estou conseguindo isso. Venha você também fazer parte desta família.

    Facebook: Marcella Cristina

  • 44. Yuri Braule de Paula Weiss, 3º. Período | Jornalismo

    Olá, nobre desconhecido, primeiramente, parabéns por ter escolhido teu curso. Seja ele qual for, eu sei que, antes da tua decisão, você teve um trabalho imenso. Não digo que o caminho será fácil, muito pelo contrário, mas, se você escolheu o que você realmente acredita que te fará feliz no futuro, toda gota de suor irá valer a pena. Então, aperta os cintos e boa viagem! Do graduando Yuri Braule!

    Facebook: yuri.braule

  • 45. Noélle Cordeiro, 8º. Período | Ciências Biológicas

    Não precisa ser ecochato, ou apaixonado pelos animais, nem mesmo abraçar uma árvore… a Biologia atende a todos os gostos, basta você descobrir o seu lugar! Vem pra Bio você também!

  • 46. Alex Pavanelo, Formado em Administração

    Olá, pré-calouro.
    Você está vivendo um momento importantíssimo na sua vida, que é se tornar um estudante universitário, e pra isso escolherá um curso. Essa escolha fará parte da sua vida intensamente nos próximos anos e será ainda mais intenso na sua vida pós-universidade. Há dois anos eu me graduei em Administração de Empresas na PUCPR, agora essa é minha profissão e eu a vivo todos os dias. Lá se foram dois anos, e como passa rápido. Como futuro filho da PUCPR, aproveite ao máximo cada momento nessa Universidade, pois você merece essa qualidade de estudo. Além disso, os poucos anos de curso passam rápido.

  • 47. Valéria Teixeira de Souza, 2º Período | Psicologia

    Eu admiro o ensino oferecido pela PUC e amo fazer parte desta instituição, primeiramente porque ela tira completamente o aluno da zona de conforto em que ele está acostumado, estimulando-o a aprender e se esforçar para adquirir conhecimento. Em segundo lugar, além do ensino de alta qualidade oferecido por ela, esta inclui o aluno na sociedade, em contextos sociais em que ele não está acostumado a ver, tornando-o mais humano. Quanto ao curso que escolhi (Psicologia), me sinto realizada, pois é muito mais do que eu esperava, e com a PUC tenho certeza de que serei uma ótima profissional. Venha fazer parte desta instituição você também!

    Facebook: Valéria Teixeira

  • 48. Dayanne Gomes de Oliveira, 3º. Período | Gestão Financeira

    Olá vestibulando!
Para você que deseja cursar um curso rápido e de qualidade, nada melhor que realizá-la na PUC que é uma instituição conceituada e conhecida no mercado de trabalho. Seja você também mais um filho da PUC e se forme no curso tecnólogo em Gestão Financeira.

  • 49. Francielly Ferreira dos Santos, 1º. Período | Ciências Biológicas

    Me formei em Ciências Biológicas na PUCPR em agosto de 2015 e tenho apenas elogios a fazer a essa instituição, que muito contribuiu para o meu crescimento como graduanda. Bem estruturada, desde os livros da biblioteca, que sempre estão muito atualizados, aos laboratórios, que são muito equipados. Mas o que faz a PUC ser uma excelente instituição com certeza é o seu corpo docente e todos os trabalhadores envolvidos, que contribuem para seu perfeito andamento. Pessoas preparadas e dispostas a ajudar sempre. Mal terminei minha graduação

    Facebok: Francielly Ferreira

  • 50. Stephanie Caroline Bucco Gadonski, 2º. Período | História

    Futuro calouro, espero que a PUCPR seja uma alternativa boa pra ti, pois pra minha pessoa e muitas outras que estudam comigo foi, e é! Uma ótima Universidade, ótima infraestrutura, várias maneiras de estudo, contando com uma linda, ótima e agradável biblioteca! Não há do que reclamar. E o curso de História, então? Maravilhoso! Mas não sou muito confiável pra falar sobre, né?! Tenha um bom vestibular, E BORA PRO BANHO DE LAMA! Nos vemos ano que vem! 🙂

  • 51. Carlos Kazunori Yoshimura, 2º. Período | Design Grafico

    E aí, caro vestiba! Meu nome é Carlos Kazunori Yoshimura e eu sei o quanto é difícil esta época do ano, e da vida, todos nós já sofremos com isso também. Muitas indecisões, que caminho seguir, a pressão dos outros em cima de nós, tudo isso faz parte, e cabe a nós correr atrás do sonho e não desistir. Nunca. Mas saiba que depois que isso passa, quando você está na universidade e vê um outro mundo, a sensação é incrível, faz valer a pena todo o esforço. Amizades, estudos, correria, cansaço, tudo fará parte do seu dia a dia, pode não parecer, mas valerá cada segundo. Essa é a experiência que tenho, como estudante de Design Gráfico na PUCPR, a felicidade de estudar o que eu gosto, com profissionais e recursos de primeira. Um abraço a todos e boa sorte!

    Facebook: /carlosyoshimura
    Twitter: _ckyoshimura
    Instagram: _carlosyoshimura

  • 52. Aryane Castilho, 3º. Período | Licenciatura em Química

    Olá, calouro!!! Meu nome é Aryane e sou filha da PUC. Sou licenciada em Química pela PUCPR desde 2013. Posso dizer com orgulho que fui aluna desta instituição que é uma das mais reconhecidas no mundo. Guardo com saudade tudo o que vivi durante o tempo da graduação. Como foi bom participar do Projeto Comunitário, foi a melhor experiência da minha vida. Tenho certeza de que me tornei uma pessoa melhor depois de passar pela PUC. Parabéns pela escolha, seja bem-vindo à melhor universidade 🙂 Boa sorte!!!

    Facebook: aryane.castilho

  • 53. Evandro Jose Lopes, formado em Química Industrial

    Olá, Futuro do Brasil, Se está pensando em cursar seu ensino superior na PUCPR, saiba que se trata de muito mais que isso, pois está na verdade colocando nas mãos de uma instituição todo o seu futuro profissional e social. Assim sendo, posso lhe afirmar que está fazendo uma ótima opção. Me formei em Química Industrial há 15 anos e, com o que aprendi por lá, pude continuar meus estudos e hoje sou Doutor em Ciências e Engenharia de Materiais, atuando na Indústria, Pesquisa e Educação. Boa sorte e persistência, pois vale muito a pena.

  • 54. Lilian Floriano de Carvalho, 5º. Período | Psicologia

    Tenho certeza de que um maravilhoso caminho está iniciando para vocês. Acredito que mais que uma formação acadêmica, vocês irão ganhar muito crescimento pessoal, aprendizado com os melhores professores que poderiam ter e, sem dúvidas, farão amizades duradouras. Aproveitem, pois este é uns dos melhores períodos da vida! Sucesso!!!

    Facebook: Lilian Carvalho

  • 55. Mariana Beilune Abad, formada em Música

    Oi, futuro(a) calouro(a).
    Você não tem ideia das experiências que te esperam nesse mundo muito louco que chamamos de universidade. Uma dica que eu dou sempre pros meus calouros é pra eles se divertirem como eu me diverti. Nunca vou esquecer quantas gargalhadas dei no dia do vestibular, foi simplesmente SENSACIONAL. A galera da PUC é MUITO bem-humorada e torna as coisas muito mais tranquilas para o vestibulando. Acredite que eu era uma das mais assustadas. Depois, no dia do trote, não se esqueça de agradecer seus pais e acredite, por pouco eles não se esforçaram mais que você pra que essa conquista acontecesse. Espero também que você esteja lá para me ver tocar na acolhida ao calouro 🙂 Anote TODOS os detalhes das atividades que acontecem na universidade fora da sala de aula. Seja sempre presente, e nos vemos na acolhida! Boa sorte 🙂
    Abraços da Mari 🙂

    Facebook: marianabe.abad

  • 56. Regiane Neves Leite, 9º. Período | Direito

    Olá, futuro calouro!
    O coração deve estar a mil, não é verdade? Compreendo perfeitamente esta fase recheada de sonhos, sacrifícios, incertezas e ansiedades na qual você atualmente se encontra pois, certamente, já passei por ela antes. Atualmente estou passando por outro tipo de ansiedade, o que é perfeitamente normal, pois a vida se contempla de fases… Sou acadêmica do 9º período de Direito da PUCPR Câmpus SJP e, ao receber esta proposta da PUC, imediatamente decidi dedicar um tempo para escrever de coração esta mensagem. Acredite, receber uma palavra de quem já passou pelo que você hoje está passando, certamente, me faltou naquela época. Incrivelmente querido calouro (porque assim já te considero), embora não nos conheçamos ainda, estamos unidos por muitas semelhanças. De fato, não sei qual é o teu rosto, mas aposto que teu coração está munido de muitos sonhos e anseios. De fato, você é determinado e guerreiro de tal modo, que a prova concreta está ai, haja vista que provavelmente você está sentado em um banco escolar, cansado, recusando alguma proposta de festa, cinema, uma pelada com os amigos, etc. Acredite! Você vai conseguir! Uma vez, em uma palestra promovida pela PUCPR, o palestrante nos disse: “Do esforço vem o sucesso. É inevitável!” Portanto, repasso essas palavras tão simples, mas tão verdadeiras e reconfortantes, a você. Por isso, não se preocupe, mas dedique-se! Não fique frustrado por algo que não dê certo naquele momento, porque simplesmente, meu querido calouro, não era para ser! Não sofra sozinho, seja solidário com quem está passando por isso juntamente com você, isto é, os seus colegas! Aproveite cada instante, porque ele é, sem sombra de dúvidas, único! Você está a um passo de se tornar um universitário. Para, além disso, abrir ainda mais a sua mente, fazer as suas maiores e melhores amizades de uma vida inteira, talvez até conhecer o amor de sua vida, realizar um intercâmbio, conhecer pessoas com outras crenças e culturas. Sou muito feliz e grata à PUC por estes quase 5 anos de academia, porque simplesmente prestes a sair daqui, eu saio com a sensação de que fiz o meu melhor e de que sempre serei filha da PUC. Conheci pessoas maravilhosas, tornei-me amiga de professores e colaboradores, pude conhecer de perto a realidade da sociedade à qual serei inserida daqui a um período enquanto profissional. De fato, são experiências que certamente constituem a melhor fase da minha vida. Desejo este mesmo sentimento a você, querido calouro! Alegria, equilíbrio e sucesso!
    Abraços fraternos.

  • 57. Karoline de Paula Falgemberg, 3º período | Engenharia Civil

    Olá “vestibas”.
    Sei o quanto a pressão e o nervosismo devem estar grandes nesse momento, mas tentem se acalmar e ficarem tranquilos. Eu estudo no curso de Engenharia Civil da PUCPR e posso dizer que hoje eu tenho certeza da escolha que eu fiz para mim. A faculdade não é aquele paraíso que almejamos quando estamos no Ensino Médio/cursinho, são também muitas barreiras, dificuldades e estresses. Mas de uma coisa vocês podem ter certeza: será a melhor época da vida de vocês. Vocês farão amizades que, com certeza, serão para a vida toda e também aprenderão coisas das quais nem imaginam. Desejo uma boa sorte para todos, e não desanimem nunca. Um beijão!

    Kafalgemberg

  • 58. Matheus Augusto de Queiroz Sene, 2013 | Engenharia de Computação

    E ai vestiba, como estão vocês? Espero que bem, afinal essa é uma fase única da vida que com toda certeza irão se lembrar pra sempre, assim como eu. Ainda me lembro como se fosse ontem da loucura dos estudos, mas hoje já sou formado na PUCPR há quase dois anos e acreditem, valeu muito a pena. Lembrem-se que as noites de estudo que vem pela frente parecem cansativas, mas as companhias, amizades e as pizzas que ainda vão rolar vão te fazer sentir saudades disso. Tenho o título de Engenheiro no papel, mas também o título de “filho da PUC” batendo aqui no peito. Com a cabeça erguida, mostre ao mundo do que é capaz. Grande abraço.

    matheus.maqs

  • 59. Jéssica Guerreiro Valuthky, 2015 | Ciências Biológicas

    Olá, vestiba!
    Esse é o momento da melhor escolha da sua vida! Então, escolha fazer aquilo que gosta, pois, as escolhas podem nos levar a diferentes caminhos, e a sua, tenha certeza, irá te levar ALÉM do que você imagina! Quando você estiver na PUCPR, irá perceber o leque de oportunidades que aparecerão em sua vida! Escolha Ciências Biológicas como eu fiz há quatro anos e se realize! (: Jéssica Guerreiro

  • 60. Indianara Turato, 2014 | Psicologia

    Olá vestiba. Tudo bem? Acredito que sim e que não! Afinal você está diante de uma importante decisão. E como eu já estive no seu lugar saiba de uma coisa: vai dar tudo certo! Eu me formei em 2014 em Psicologia e a graduação foi uma experiência incrível. É um universo desconhecido, um pouco assustador, especialmente se você vem do interior assim como eu, mas não é impossível. Você terá o privilégio de conviver com pessoas de todos os tipos e idades e aprender muito com elas. Entrará em contato com situações inimagináveis. Terá a oportunidade de crescer e amadurecer se divertindo e o melhor, aprendendo mais e mais. Pois a vida é um constante aprendizado e a vida universitária vai lhe possibilitar experiências incríveis, tanto boas, quanto desagradáveis!!! Não será fácil. Exigirá muito de você. Um novo olhar, uma nova postura e novas atitudes. Mas será maravilhoso e o sentimento de superação é impagável!!! Por isso, minha dica é que você explore ao máximo essa experiência. Desista apenas se não fizer mais nenhum sentido (pois pode acontecer). Mas não tema em recomeçar! Corra atrás do conhecimento e dê o melhor de si, pois você não sabe o dia de amanhã e se essa será sua única chance… E o mais importante: confie em si mesmo, quem acredita sempre alcança.

  • 61. Martinho Martins Botelho, formado em 2002 | Direito

    Olá para todos, nobres e queridos alunos, alunas.
    Aos vestibulandos do curso de graduação em Direito, parabenizo a todos pela escolha do curso. Digo que a etapa do vestibular é dureza, mas os breves anos que terão pela frente serão os mais fantásticos das suas vidas, principalmente para aqueles que estejam sonhando por uma nova vida. Aproveitem ao máximo, muito empenho, estudem juntos e sozinhos, visitem a biblioteca e façam amizades (não serão seus concorrentes, mas prováveis parceiros), conversem com os professores (eles também querem ser amigos de vocês) e valorizem a oportunidade de vida que Deus está dando para vocês na PUCPR. A missão é dura, mas precisa ser cumprida.
    Abraços para todos.

    martinho.m.botelho

  • 62. Murilo, Administração em 2013 e Pós Graduação – Marketing em 2015.

    Olá vestibas!!!
    Ano difícil, né? Muita pressão? Dúvidas? É o curso certo? É isso que eu quero para a minha vida? Respire fundo e fique tranquilo. Eu me formei há 2 anos pela PUCPR e me formei na pós graduação também da PUCPR há alguns meses, e como vocês, também tive essas e muitas outras dúvidas, questionamentos e incertezas.
    Confie em você mesmo e nas decisões, porque nos próximos anos você fará amizades, terá novas experiências, aprendizados, trabalhos sociais, projetos que podem ser inclusive ser até fora do país, e tudo isso exigirá bastante o seu empenho e estudo, e é por meio deles que você poderá colher os frutos, que serão de muito orgulho no futuro.
    Um mar calmo nunca formou marinheiro habilidoso.
    Desde já, desejo uma boa sorte para todos os vestibulandos nessa etapa tão importante na vida de vocês e que o futuro seja repleto de muitas conquistas e orgulho.

    murilo.barthmaiczak

  • 63. Sezinando Alves, 2015 | Logística

    Olá, sei que está um pouco nervoso, mas fique tranquilo, você vai se sair bem, acredite. Este é o seu passaporte para a vida acadêmica, é o momento de você se desafiar cada vez mais, se superar, buscar o desenvolvimento pessoal e profissional. É uma nova fase na sua vida, decisiva e muito importante, prepare-se, um mundo de conhecimento e descobertas está à sua espera. Espero que você tenha sucesso. Abraço e boa sorte!

    sezialves@gmail.com

  • 64. Elizete Aparecida Borges Ferreira, formada em 1997 | Direito

    Futuro calouro da PUCPR, você está prestes a dar o primeiro passo para sua realização profissional e pessoal, sim o primeiro de muitos outros, mas você está começando no lugar certo. Esta fase da vida lhe deixará muitas lembranças e o suporte que lhe será oferecido será crucial para sua vida…aproveite o máximo!!! Já faz mais de 15 anos que me formei na PUC, mas até hoje frequento a biblioteca, esta Universidade é uma extensão da minha casa, fez e faz parte da minha vida, abracem esta oportunidade ao máximo.
    Boa sorte!!!

  • 65. Clecyo de Sousa, 2012 | Comunicação Social – Jornalismo

    Caro Vestiba!
    Duas coisas definem seu destino: a coragem para enfrentar os desafios e as escolhas que você faz na vida. Dedicar-se sempre aos estudos não vai apenas garantir aquela vaga no curso desejado, mas vai abrir portas, janelas e até paredes quando escolher ser um vencedor. E isto acontece a cada segundo, acredite. Mas, é claro, escolher nem sempre é fácil. Por isto a coragem. Para qualquer coisa. Então, enfrente seus desafios de cabeça erguida e repleta de ideias, teorias, fórmulas químicas, aquela frase bacana do Drummond e até do imprescindível teorema de Pitágoras. Porque para ter coragem e fazer as melhores escolhas, só falta você neste triângulo que chamamos de Vida. E nada de boa sorte, vai por mim. Sorte acontece para quem está sempre bem preparado.

    clecyo

  • 66. Patricia Harumi Sasaki, 2014 | Engenharia Ambiental

    Olá, futuro calouro!
    Posso imaginar a sua trajetória e quantas horas de estudo e dedicação você teve (e está tendo) para alcançar o sonho de entrar em uma universidade. Já passei por isso, sou filha da PUCPR, formada em Engenharia Ambiental, e posso afirmar: cada minuto dedicado aos estudos vale muito a pena. Todas as experiências, aprendizados, momentos e amizades conquistadas na vida universitária irão transformar para sempre sua visão de mundo. Então, assim que gritar “Passei!”, aproveite cada dia e todas as oportunidades que a universidade lhe proporcionará. Continue se empenhando nos estudos e pode ter certeza que a vaga será sua 🙂
    Forte abraço.

  • 67. Rafael Eugean de Jesus Rodrigues, 2015 | Gestão de Projetos

    Olá vestiba! Imagino o quão ansioso esteja para tirar aquela nota bacana, banho de lama, rever aos amigos do ensino médio e cursinho, conhecer novas pessoas, aprender, aprender e aprender… Conhecer e explorar um universo novo! Esse ciclo é contínuo! Garanto que vivenciar cada momento e cada experiência naturalmente lhe abrirá novas visões e a forma de como enxerga ou percebe o mundo… Estudar na PUC é ir além da teoria e da prática… É refletir sobre nossas ações e comportamento, é a busca contínua pela excelência, seja no meio acadêmico, profissional e humano… Uma das várias ações bem legais é o Projeto Comunitário, que são realizadas atividades que contribuem e envolvem a comunidade.
    É uma longa jornada… Mas tenho certeza de que será capaz de superar as dificuldades e adversidades, transformando desafios e obstáculos em bagagem ,experiência e combustível para impulsionar seu desenvolvimento. Força! #pucfazacontecer #juntossomosmaispuc
    Abraço!

    Rede social: Rafael Eugean (reugean)

  • 68. Juliano Miquelleto, 2004 | Administração

    Vestiba!!
    Primeiramente queria dizer que é um prazer escrever pra você, e com certeza um incentivo na sua jornada é de muita importância. Passei pelo que você está passando em 1999, ou seja, ingressei no curso de Administração em 2000, segunda turma do curso. Queria lhe dizer que foi a decisão que mudou minha vida, fazer uma universidade de renome como a PUC.
    O mercado de trabalho é extremamente competitivo e diria até agressivo, mas não se assuste, você está sendo preparado para isso, portanto lá vai meu primeiro conselho, ESTUDE de verdade.
    Não enrole, não tenha preguiça, viva intensamente cada momento da universidade, faça acontecer!!
    A universidade é uma das últimas oportunidades que você tem de fazer verdadeiros amigos, depois, no trabalho a coisa muda um pouco, e aproveitando lá vai meu segundo conselho, ENVOLVA-SE na vida das pessoas, dê atenção aos seus amigos de sala, converse com professores e funcionários da PUC, vá a todas as festas e churrascos que tiver, vá até em eventos que não são da sua área, só para fazer network e conhecer pessoas.
    Você com certeza é uma pessoa especial na vida de muitas outras pessoas e elas vão te apoiar nas suas decisões, seja grato a todas elas, agradeça e demonstre o quanto você ama elas. Essas pessoas te ajudarão, e você vai precisar muito delas em sua jornada.
    Meu último conselho é APAIXONE-SE por cada momento que está vivendo, por cada situação que irá enfrentar, por cada minuto que estiver passando, com certeza essa energia irá transpor para todos os aspectos de sua vida.
    Tenha certeza que você está fazendo a coisa certa, que essa decisão mudará seu futuro e que um dia estará passando seu conhecimento e experiência para as novas gerações.
    Fé e foco!!
    Abraço.

    Redes Sociais: Juliano miquelleto

  • 69. Pietro Bueno do Valle Ribeiro, formado em 2014 | Farmácia

    Caro vestibulando(a).
    Eu sou formado em Farmácia pela PUCPR, e concluí meu curso em 2014, por isso sei que entrar em uma universidade é um grande passo para qualquer pessoa, mas isso é apenas o começo! A Universidade é um local repleto de oportunidades, amizades e até diversão! Basta saber onde procurar.
    Não tenha medo de ir aos trotes (por medo de se sujar) e festas de faculdades, não deixe de fazer um intercâmbio por medo de ir sozinho ou por “não se formar com a sua turma”, aproveite tudo que a universidade tem a lhe oferecer, como quadras esportivas, academia, piscina, biblioteca, entre muitas outras coisas!
    Valorize suas amizades lá dentro, pois você conhecerá muitas pessoas, e muitas poderão ser amizades para a vida toda!
    Não tenha medo de ser quem você é, e independente do seu curso, sempre tenha vontade de aprender. Pode ser que em algum momento você pense em desistir, e algumas vezes este é o melhor caminho, você tem toda a liberdade para mudar de curso se assim desejar, você não está preso no seu curso eternamente!
    Espero que aproveite MUITO a Universidade!
    Qualquer coisa pode entrar em contato!

    Rede social: pietro.buenoribeiro

  • 70. Paulo Moleta, 2015 | Direito

    Olá vestibulando! Primeiro desejo meus sinceros parabéns! Parabéns por desejar ter uma carreira de sucesso! Parabéns por estar se preparando para uma das etapas mais importantes da sua vida, que é a graduação! Você já é um vencedor por ter chegado até aqui, por idealizar um belo futuro! Continue com vontade de vencer, pois só assim será um profissional de sucesso! Eu me formei em Direito em julho de 2015, pela PUCPR. Uma excelente instituição, com excelentes profissionais! Vários professores são meus amigos hoje, já fizemos churrasco na casa deles e tudo mais! Mais que isso, a faculdade abre um leque enorme de possibilidade, não só em Direito, mas em todas as áreas. Além disso, prepare-se para ter os melhores amigos até o fim da vida, porque com certeza, depois que terminar a faculdade, terá amizades eternas que nasceram nos primeiros dias de aula! Seja um guerreiro e conquiste com apreço este sonho! Parabéns e vamos que vamos! Porque tudo é possível, basta começar agora!

    Rede social: moletta

  • 71. Lais Ceccon Machado, 2013 | Engenharia de Produção

    Olá futuro calouro,
    Enquanto estava terminando o ensino médio em 2008, eu não tinha exatamente certeza do que esperava para o meu futuro, o que é muito normal nesta etapa da vida. As minhas opções passeavam entre cinema, design e matemática. Eram coisas que eu gostava muito, mas muito diferentes, eu tinha que ter um foco. Eis que na indicação de um irmão de uma amiga, conheci a engenharia de produção e me encontrei. Já estou na PUCPR há 7 anos e considero uma das melhores oportunidades de minha vida. Sendo uma das minhas maiores realizações conseguir fazer meu TCC da engenharia de produção dentro do tema de cinema, misturando dois temas que eu amo muito. Fechando a minha graduação de Engenharia de Produção em 2013 já engatilhei uma pós graduação (hoje quase terminada) e um mestrado na mesma linha. O que eu quero dizer é que diversas opções sempre nos aparecem, mas tem que existir uma pesagem na balança, não exatamente por escolher aquilo que irá querer ser a vida inteira (o que é muito tempo) mas por escolher aquilo que te faz feliz e o que você realmente gosta neste momento, afinal, como já se diz “o futuro começa agora”. Realizem uma boa prova, tranquilamente, o que é para ser de vocês, será.
    Boas provas e quem sabe nos vemos na PUCPR em 2016.

    Redes Sociais: Laís Ceccon Machado (Facebook e Linkedin)

  • 72. Rodson Varella, 2012 | Ciências Contábeis

    Olá!
    Acredito que nessa fase da sua vida existem milhões de dúvidas e incertezas sobre o seu futuro, mas já vejo que você está fazendo parte para que tudo termine em uma única palavra “SUCESSO”. Passei e ainda passo cada dia da minha vida por isso, mas sei que de braços cruzados eu não fiquei. Em 2008 cheguei na PUC por intermédio de uma bolsa. Quando recebi a notícia morava no interior do interior de MG e com uma mala e uma bicicleta vim tentar mudar a história da minha vida na PUC. Sou muito Felliz pela formação que essa faculdade me deu pois foi alem de uma formação academica foi humana e comportamental.Hoje olho para traz e vejo que com mais acertos do que erros a escolha que fiz foi certa. Atigi o meu objetivo de carreira profissional que busquei após a formação. Acredite sempre na sua escolha pois é o melhor para você sempre. Um abraço e parabéns desde de já pelo esforço neste momento.

    Redes Sociais: Rodson Varella

  • 73. Reginaldo Thuler, 2014 | Farmácia

    Fala futuro calouro…
    Há cinco anos eu passava por este momento…. medo de não ter escolhido o curso certo, aflição com a prova… Mas tudo isso passou! Ao longo do curso soube que tinha feito a escolha certa, não preocupado com quanto um farmacêutico ganha, mas por ter feito uma escolha acertada e que vou me orgulhar pela vida. Mesmo antes de terminar o curso fui aprovado em um concurso público. No mesmo ano da formatura ter sido aprovado no mestrado da UFPR. Desejo a você toda a sorte (dos assuntos que você domina constarem na prova… rs) e não desista de seu sonho, pois o máximo que pode acontecer é ele ser adiado.
    Abraços….

    rede social: reginaldo.thuler

  • 74. Tiago D'Amico, 2012 | Engenharia Química

    Fala vestiba!!!
    Você deve estar achando que essa mensagem se trata de mais um informe publicitário. Na verdade é muito mais do que isso. Meu nome é Tiago, sou formado em Engenharia Química pela PUCPR (turma 2012), e hoje graças a isto sou um profissional no mercado de trabalho. A batalha do vestibular não é fácil de ser cumprida, mas o sabor da vitória na hora de ver seu nome na lista dos aprovados é indescritível. Esse é um passo importante e necessário na longa jornada da vida pessoal e profissional. Imagine que ao entrar na universidade muitas portas vão se abrir, você criará uma rede de contatos profissionais e pessoais que vão te acompanhar para o resto de sua vida, além de todas as outras oportunidades que irão aparecer e só dependerão da sua garra e força de vontade para serem abraçadas. Intercâmbios, visitas à Fazenda Experimental, Usina Piloto e estágios fazem parte das boas batalhas de um futuro engenheiro, que com muito estudo e dedicação serão certamente vencidas.
    Desejo toda a sorte e sucesso para você!
    Abraços

  • 75. Fred Dias, 2014 | Gestão Comercial

    Sobre a PUCPR… Uma faculdade que te leva além de uma formação acadêmica de alta qualidade. Ela te prepara pra uma vida! Para vencer desafios! Nota 10!

    Redes Sociais: Facebook (Fred Dias)

  • 76. Rhuan Felipe, 2º período | Música

    E aí, futuros Filhos da PUC.
    Milhões de coisas devem estar passando na cabeça de vocês, ansiedade, preocupação, mas pensem em uma única coisa: tudo vai valer a pena. Vocês estão prestes a entrar em uma das mais conceitudas Universidades do Brasil, e a melhor do Paraná. Estudem, dediquem-se, que estamos esperando vocês no ano que vem.

    Redes Sociais: Rhuan Felipe

  • 77. Kamy Galhardo, 2008 | Serviço Social

    Olá futuro calouro, seja bem vindo!
    Quero começar dizendo que seus próximos anos, serão no mínimo os melhores.
    Aproveite cada minuto, anote cada respiração do professor e saiba, tudo é importante.
    Posso dizer de boca cheia que a PUC me ofereceu todas as experiências que a vida acadêmica poderia me proporcionar.
    Sejam os campeonatos de truco no intervalo, o ganho de alguns quilos no DCE, o prazer de participar dos eventos Maristas e o prazer de estagiar no HUC.
    Agora, vá lá, vista a coragem e encare o primeiro semestre. Desejo que você tenha a sorte que tive, ter em sala professores que despertaram em mim a sede de fazer sempre mais.
    Agora vou te dar umas dicas:
     Faça amigos para a vida;
     Aproveite essa biblioteca linda;
     Sugue o conhecimento;
     Dedique-se;
     Participe dos Trotes Solidários (são divertidos);
     Durma bem;
     Estude com dedicação.
     Assim, você será ser o melhor possível.
     Boa sorteee!

  • 78. Renata Britto, 2014 | Biotecnologia

    E aí, futuro calouro?!
    Está com aquele frio na barriga, um aperto no coração e as mãos tremem sem seu consentimento? Normal! Hahahaha!!! O mundo espera muito de nós! Meu nome é Renata Britto, sou graduada em Biotecnologia (2014) pela PUCPR, bolsista, e ouvi no meu primeiro dia de aula, que o conteúdo daquele dia seria uma simples revisão (como revisar o que eu nunca tinha visto?). As dificuldades vão aparecer, sem dúvidas. Você vai querer chorar, mandar todo mundo embora, querer gritar, pois já não aguentará mais a pressão. Nisso, vai descobrir que cativou muita gente que estará ao seu redor. E que eles irão te abraçar, te mandar parar de manha e crescer ou simplesmente tomar uma cerveja gelada. E quando eu achei que estava indo tudo muito bem, faltando 3 meses para encerrar o último período, depois precisar trancar um ano e de todas os dolorosos problemas que havia superado, um carro furou o sinal e bateu no carro em que eu estava (por sorte, de cinto). Fraturei o pescoço. Eu já estava estagiando a quase um ano na indústria, no lugar que sempre sonhei em trabalhar, era a única perdida em um mundo de químicos e farmacêuticos, e estava deixando a marca de toda minha dedicação. Graças a Deus, e sim, em minha vida tudo foi graças a Ele, e a força que eu pedia para não desistir, em 4 meses estava recuperada, ganhei uns parafusos, mas a vida em mim era a mesma. Fiz todas as provas que faltavam, e no último instante, às 9 horas da manhã, uma professora me disse: “Não vai se formar, faltaram horas complementares.” Ao mesmo tempo que queria morrer, respirei fundo e fui atrás dos certificados dos cursos que tinha feito e achei que não seriam necessários (dica: horas complementares não são brincadeira. Planeje-se!). Às 11 horas estava com eles em mãos para validar, e consegui fechar na tampa o número de horas exato. Hoje, aos 23 anos, pesquisadora no Grupo Boticário, só posso te desejar toda felicidade deste mundo! Faça algo para mudar o ambiente ao seu redor, plante as sementes dos frutos que você gostaria de colher, dedique-se! Mas vá dançar para tranquilizar a alma. Os amigos serão fundamentais. Perceberá que é nessa fase da vida que se descobre que amizade não tem relação com distância. Meus melhores amigos não os vejo mais todos os dias, porém eu sei que estão lá, só esperando por mais uma risada, por mais uma briga… Cultive seus professores, eles estão ali para lhe ensinar não só bioquímica, fisiologia e filosofia, eles te ensinarão a viver. Faça um dia de cada vez. Aproveite tudo o que a universidade pode lhe oferecer. Estude. Isso fará a diferença. Mas não se iluda, no último período já não terá um estojo de lápis de cor de 48 cores. Bem, se tiver umas folhas sulfites amassadas já estará na vantagem. Divirta-se! Passa tão rápido. Vamos dormir calouros, e acordamos graduados. Sorte, sucesso, prosperidade, fé, dedicação, são meus votos a você que está começando. Um grande abraço apertado. Concentre-se nessa prova, está tudo no seu cérebro. Arrase!

    rede social: rensabbr

  • 79. Louise Magdalena, 2012 | Administração

    Olá! Quando recebi esse convite lembrei do meu entusiasmo e frio na barriga pensando em como seria o meu futuro daquele dia em diante… por isso resolvi escrever este pequeno recado pra você:
    A faculdade com certeza será o período mais marcante da sua vida, aproveite cada minuto, encha sua mochila com projetos, conhecimentos, amigos e bons momentos, para que no final dessa jornada você consiga ter o sentimento de que toda aquela dedicação valeu a pena.
    Lute, corra atrás e faça a diferença, pois estes anos serão a base para seu futuro. A PUCPR conta com uma estrutura maravilhosa, com professores inspiradores, Eu no meio da minha jornada encontrei alguns, que até hoje me aconselham e continuam me incentivando a seguir em frente. Posso parecer puxa saco, mas eu realmente sou apaixonada por aquele ambiente.
    Neste momento, eu realmente desejo que você viva bons e inesquecíveis histórias dentro da Universidade assim como eu vivi, tenha certeza que um futuro brilhante te espera. Basta você querer!

    rede social: lou.magdalena

  • 80. Eriadne de Camargo, 2013 formada em Biotecnologia / 2015 especialização em Microbiologia.

    Olá, prezados “vestibas”. Terminei minha graduação em 2013, esse ano terminei a pós. Passei por momentos de incerteza, muitas noites sem dormir, e finais de semana estudando, mas posso afirmar que foi a melhor experiência da minha vida, me permitiu crescer não só como profissional, mas também como ser humano. Sou filha da PUCPR com muito orgulho! O meu conselho é: nunca pare de aprender, e extraia de seus professores todo o conhecimento que puderem! Boa sorte!

    Redes Sociais: eri_alexandre@hotmail.com

  • 81. André Carlos Nunes Novak, formado em 2014 | Arquitetura e Urbanismo

    Olá, vestiba. Tudo bem?
    Espero que sim. Imagino a sua ansiedade nervosismo nesse momento, afinal de contas, em 2009 eu estava passando por isso. Conclui meu curso de Arquitetura e Urbanismo em 2014. Confesso que não foi fácil. Foram muitas noites sem dormir, muita correria, muitos passeios e viagens canceladas, mas eu lhe digo, VALEU A PENA! Hoje tenho meu negócio próprio, cada palavrinha que aprendi durante o curso se transformou em conhecimento e hoje, acima de tudo, experiência. Amigos inseparáveis, contatos com grandes empresas me transforaram no profissional que sou hoje. Te desejo toda a sorte do mundo e que você venha a se tornar um grande profissional com muita experiência. Um mega abraço.

    rede social: andrecarlos.novak

  • 82. Carla M. J. Tanaka, 6º período | Psicologia

    Reta final do ensino médio, a pressão é grande, de um lado lateja a grande dúvida “qual profissão escolher?” e do outro temos os pais e a sociedade pressionando para que decidamos qual o curso de graduação que iremos ingressar, e ainda mais, surgem indagações do tipo “vê se escolhe direito para não desistir depois”. Realmente esse é um período muito tumultuado mas que passa, assim como passou a formatura do ensino médio tão esperada e a carteira de habilitação (aah! isso sim, os 18 anos pareciam não chegar nunca). E, posso afirmar com toda certeza que essas incertezas frente ao vestibular e qual curso ingressar, também irão passar! Então queridos vestibas, fiquem tranquilos! A universidade não é nenhum “bicho de sete cabeças”! Não digo que ser universitário seja uma tarefa fácil, nem poderia, já que se queremos uma sociedade com profissionais competentes, facilitar o processo de formação seria um grande equívoco. Mas é possível, pode parecer difícil no início, mas nossas capacidades físicas e mentais são surpreendentemente adaptáveis e rapidamente conseguimos entrar no ritmo universitário (não, não. Não estou falando das festinhas! Tem também…e muitas, mas isso só depois da aula ;). A universidade é uma experiência nova e única, não percam essa oportunidade! Preparem-se vestibas ou melhor…calouros! Estaremos aguardando vocês de braços abertos! Até breve!

  • 83. Geovane dos Santos da Rocha, 6ڎ período | Psicologia

    Meus amigos “vestibas”, foi dada a largada e esse é o momento de decidir o futuro de suas vidas. Essa frase pode parecer exagerada ou até mesmo trágica, mas decidir é realmente optar por algo e abandonar outras opções. Vejam então que “momentinho” importante para a construção do nosso futuro e como ele determina quem nós somos. Por isso, escolham com sabedoria; escolham um curso e uma faculdade que façam a diferença para você e para a sociedade. Posso dizer que fiz escolhas que contemplavam tanto meus desejos pessoais quanto de qualidade de ensino e formação: escolhi o curso de Psicologia na PUCPR de Toledo. Sabe por quê? O curso de Psicologia da PUCPR vem formando profissionais competentes, comprometidos com a promoção de saúde mental dos indivíduos e da população do nosso país. Isso se deve ao fato do curso em questão possuir um quadro docente qualificado, com grandes experiências e comprometimento com a transmissão e assimilação de conhecimentos, bem como a produção de novos. Além disso, nosso curso conta com Projetos de Pesquisa (PIBIC, etc.) e projetos de extensão (grupo de estudos, Cursos de Orientação Vocacional e Profissional, etc.), entre outros, com os quais, inclusive, eu mesmo faço parte: eles melhoram a qualificação profissional e preparam os acadêmicos para a realidade da profissão. Além disso, contamos com projetos comunitários, estágios, entre muitos outros (que não vou citar, mas que podem ser encontrados no site da PUCPR). Isso tudo de acordo com os princípios maristas, já que a PUCPR forma competentes profissionais e ótimas pessoas, que visam melhorar a sociedade. Por isso decidam o seu futuro, tracem seu destino, escrevam seu trajeto […], mas escolham pensando no que é melhor para vocês e para a sociedade. A Psicologia e a PUCPR me fortaleceram e estão prontas para fazer o mesmo com você: maximizar seu melhor! Não escrevo essa mensagem com frases sem valor, pois elas estão repletas de afetos. Você vai perceber que se entrar em Psicologia na PUCPR, você será sempre um Psicólogo formado na PUCPR: disso todos se orgulham. Pelo menos, eu sempre me orgulharei!

    facebook: Geovanehrocha
    twitter: @JhoeRoqk
    Instagran: geovanesrocha

  • 84. Cátia Wermuth, 4º período | Psicologia

    Independente do curso escolhido e das lutas diárias de cada um, estejam cientes de que a batalha será árdua, mas a cada etapa vencida (semestre) sentirão o gosto da vitória como se fossem gotas de um néctar precioso, que vale muito a dedicação para conquistar. Escolher a PUCPR é optar por uma instituição que prima por qualidade de ensino, respeito, humanismo, sem esquecer da responsabilidade social, agora o seu sucesso depende de você.

  • 85. Joelma Domênica, 2014 | Enfermagem

    Olá, Vestiba.
    Eu me formei na PUCPR em Enfermagem e o período da graduação vivi uma experiência ímpar. Pelas pessoas que conheci e que se tornaram parte da minha vida, pelas amizades que nasceram, os lugares onde passei nos estágios, projetos sociais que participei, grupos de estudo e principalmente pelos professores que tive, que me proporcionaram buscar a luz do conhecimento e desejo de sempre estar aprendendo. Agradeço muito a essa universidade, porque ela faz parte da minha história. Deixe ela fazer parte da sua também.

  • 86. Serenna Belforte, 2014 | Administração

    O apelido “filho da PUC” não é à toa. De fato a partir do momento em que você entra na Instituição, você já está na sua segunda casa. Os desafios são inúmeros, os professores exigem bastante dos alunos, mas com certeza sem isso não sairíamos tão bem preparados para o mercado de trabalho. Ter uma formação na PUCPR já é um diferencial, reconhecida em grandes empresas em Curitiba e também no mundo. Me graduei na PUC e hoje estou de volta, fazendo um curso de Pós-Graduação. Isso demonstra o quanto acredito no potencial da Universidade.

    Redes Sociais: Facebook – Serenna Belforte

  • 87. Leticia Bora, 2015 | História

    Hey! Sempre dizem que entrar na Universidade é fácil, o difícil vem depois, certo? Mas não se preocupe, é uma experiência maravilhosa que só vai acrescentar na sua vida, tanto no seu futuro profissional como no pessoal, até porque, a estrutura da PUC é excelente. Você nem imagina o quanto vai amadurecer. E tudo vai dar certo, tá bom? Uma vez filho da PUC, sempre filho da PUC. 😀

  • 88. Fernando Botto, 2000 | Direito e Psicologia

    Caro vestiba.
    Essa etapa de vida em que temos o privilégio de cursar uma faculdade passamos por inúmeros momentos marcantes. Encontraremos novas amizades, algumas que nos acompanharão por toda uma vida. Teremos professores que tocarão as nossas almas e se tornarão inesquecíveis. Engrandeceremos como seres humanos e como cidadãos aptos a transformar o mundo em que vivemos.
    A PUC foi para mim um ambiente que proporcionou tudo isso e quero dizer que valeu muito essa escolha que fiz. Desejo um futuro maravilhoso para você. Acredite, porque acreditar não custa nada e dedique-se, porque todo esforço sempre será recompensado!
    Abraços, queijos e beijos de um filho da PUC!

    Twitter @fernandobotto
    Facebook Fernando Botto

  • 89. Shao Tsai, 2014 | Comunicação Social – Publicidade e Propaganda

    A PUCPR é uma das três melhores universidades particulares do Brasil e também uma das mais reconhecidas no mercado. Qualquer que seja sua opção de curso, deve-se reconhecer que a universidade é somente um ponto de entrada e que nela há muitas outras oportunidades que podem ser aproveitadas durante sua formação. Empresas juniores, agências experimentais, centros acadêmicos, atléticas e núcleos diversos – todos possuem propostas de enriquecimento profissional e estudantil, enquanto aumentando o círculo de influência e contatos dos estudantes engajados. O importante e mais necessário é entender a necessidade de uma formação completa e não estritamente acadêmica, sabendo aproveitar a rede de docentes e discentes da PUC, a fim oportunidades de se empreender enquanto acadêmico e pessoa.
    Mestrando | Steinbeis-SMI Berlin | Miami Ad School Europe

    Redes Sociais: facebook.com/shaohtsai

  • 90. William Denuzzi, 8º período | Psicologia

    Acredito que encontrei na PUCPR – Câmpus Toledo onde realizo meus estudos, um local não somente acolhedor mas que também se preocupa com o aprendizado do seu aluno. Na minha época de vestibulando eu tinha muitas dúvidas sobre qual curso escolher, acabei escolhendo psicologia e, admito, nos primeiros anos eu tinha minhas incertezas se era essa a profissão que queria seguir. Entretanto, ao longo da graduação cada vez mais fui me apaixonando pelo curso, não somente devido às matérias e teorias, mas principalmente pela atitude que os professores têm com seus alunos, uma relação de ensino e de amizade que deixa qualquer sala de aula mais agradável. Se antes eu tinha dúvidas sobre seguir o curso que escolhi, hoje tenho certezas, certeza de que construí relações acadêmicas, profissionais mas principalmente amizades que levarei para toda a vida enquanto futuro psicólogo. A PUCPR não é somente uma universidade, é uma família.

    rede social: william.denuzzi

  • 91. Carolina Raissa Corrêa Bolognesi, 8º período | Psicologia

    A curso de Psicologia além de me ensinar olhar e entender os outros sujeitos, me fez refletir sobre meus atos e pensamentos sobre aqueles que sofrem, refletindo não apenas no que é dado pela obviedade, mas pensar cada sujeito em sua singularidade, constituído de histórias e vivências particulares e intrínsecas. Cursar Psicologia fez nascer em mim alguém melhor, ao ponto da dor do outro me tocar, fazendo florescer a empatia que estava guardada dentro de mim.

    rede social: carolinaraissa.bolognesi

  • 92. Rodrigo, 2014 | Engenharia de Controle e Automação

    Qual curso escolher? Qual a melhor universidade? Será que farei a escolha certa para mim? Estas são algumas das perguntas que me passaram na cabeça durante a fase de escolha de um curso de graduação. O que posso dizer que a dúvida permanecerá durante sua vida toda, mas as ações que devemos tomar para mudar nosso futuro devem ser feitas imediatamente. Garanto para você que a escolha do curso é importante, mas não a mais… O dia a dia de cursar uma universidade e a persistência de seguir em frente estarão lhe acompanhando durante toda a fase na PUC. Se vale a pena? Vale cada minuto, pois a gratificação e as possibilidades após um curso de Engenharia são ilimitadas. Hoje mudo o foco de minha carreira através de uma Pós, mas o conhecimento ficará para sempre.

  • 93. Vera Almeida, 2° período | Turismo

    Hei “vey”.
    Seja bem vindo, muita sorte nesta nova caminhada, fique tranquilo, dará tudo certo, só visualize onde deseja estar daqui dez anos e o que deseja estar fazendo, que para isso o primeiro passo foi dado. Estamos juntos.
    Qualquer coisa lembre-se que você nunca estará sozinho, estamos juntos sempre!
    Pode chegar, estou te esperando!!!! Boa sorte!!!

    instagram: ve.allmeidaa

  • 94. Juliane Marise Barbosa Teixeira, 2006 | Letras Português Espanhol

    Olá, pessoal!
    Todos prontos para começarem mais uma grande etapa da vida? Eu me chamo Juliane e assim como vocês há muito tempo já estive em uma cadeira como essa aí que vocês estão sentados agora e ainda me lembro de todos os meus planos e projetos de futuro… E acreditem … 13 anos se passaram e a maioria desses planos que começaram na sala do cursinho foram se concretizando…um a um… no seu devido tempo. Minha dica para vocês é: nunca deixem de sonhar, mas na hora certa abram os olhos e corram atrás desses sonhos… O período da faculdade foi sem dúvida nenhuma o divisor de águas entre meus sonhos e os caminhos para persegui-los! Boa sorte pra vocês!

    Redes Sociais: Juliane Teixeira

  • 95. Jorge Tarachuque, 2011 | Mestrado em Teologia

    Estimado vestibulando,
    Seus sonhos batem forte no seu coração agora, por isso recomendo respirar fundo e serenizar a alma. Acredite em você, seus estudos e esforços não foram em vão. Deus te abençoe.
    Meu fraterno abraço.

    Redes Sociais: Jorge Tarachuque

  • 96. Ivan Lucas Battistin, 2º período | Licenciatura em Filosofia

    E aí vestibulando preparado para um dos momentos mais importantes de sua vida? Tive sempre o sonho de estudar na PUCPR e hoje nem acredito que estou cursando Filosofia em uma das melhores universidades do país. Serei bem sincero, não existe nada melhor do que você estudar o que mais gosta e ser feliz com isso. Por isso digo a você, jamais desista daquilo que lhe proporciona a felicidade. Te vejo ano que vem nos corredores e uma boa sorte no vestiba.

    Redes Sociais: battistinivan@gmail.com

  • 97. Núbia Coletto, 2013 | Psicologia

    Olá futuro calouro da PUCPR!
    Imagino a sua ansiedade pré vestibular e as incertezas que podem estar permeando sua vida nesse momento, minha dica é, escute seu coração, isso mesmo! Faça uma escolha de acordo com seu mais profundo desejo, pois os dias que se seguirão quando adentrar a universidade exigirão muito de você, e é importante estar diante de uma paixão! Quando eu entrei, eu achava que estava fazendo a coisa certa e após o 1º semestre tinha a mais absotluta certeza, muito do que sou e do que quero ser eu encontrei na minha formação, tanto em contato comigo mesma, como com meus colegas até hoje melhores amigos, os professores foram grandes exemplos e muitos continuam sendo minha referência de profissionalismo, ética e amor a profissão. Espero que você se sinta acolhido tanto como eu me senti, lá pude desenvolver minhas potencialidades para além do profissional, me sinto uma pessoa melhor depois de ter passado pela PUCPR, e tenho imenso orgulho de carregar esse nome pra sempre, como filha da PUCPR!

    Redes Sociais: Nubia Coletto

  • 98. Alexandre Kleppa, 2º período | Engenharia de controle e automação (mecatrônica)

    E aí possível calouro(a), tudo bem contigo?
    Nervoso(a) com o vestibular não é mesmo? Não se preocupe meu caro ou minha cara, eu também fiquei e isso é super normal.
    Então cara, sei que deve ter milhões de universidades em que você pensa em cursar, mas eu lhe indico a PUCPR! E por que a PUC?
    Essa universidade me abriu várias portas. Sempre quis trabalhar na área da biônica e da cibernética então entrei na PUCPR e falei com o coordenador do meu curso, que me colocou em contato com pessoas que atuam na área, e ainda no primeiro período já consegui trabalhar e ser efetivado na empresa! Algo que muitas pessoas diziam que eu não conseguiria por estar no primeiro semestre e tudo mais, a PUC acredita em seus estudantes e se você tiver uma atitude de protagonista, ter autonomia e dedicação você consegue ir muito longe aqui, a universidade tem o PUC Talentos que me orientaram em como agir na minha entrevista de emprego, me ajudaram a fazer meu currículo, tem várias oportunidades de intercâmbio, etc.
    Cara, a PUC lhe dará todas as oportunidades de se dar bem na vida, basta você correr atrás, o primeiro passo você já deu que era correr atrás do vestibular!
    Vamos lá, foco na vida, calouro(a), onde está seu foco está sua força! Qualquer dúvida, só chamar.

    Facebook – Alexandre Kleppa

  • 99. Kelin Fuhr, 10º período | Psicologia

    Quando eu ainda estava no ensino médio via em meus colegas muita insegurança em relação à escolha de uma faculdade. Eu sempre tive muita certeza quanto à PUC e, durante esses cinco anos cursando Psicologia, só tive reafirmações de que esta foi a decisão certa. Tive várias oportunidades nas modalidades de pesquisa, ensino e extensão, além dos estágios curriculares e não obrigatórios que pude fazer. Foram várias chances incríveis de aprendizado e crescimento, que possibilitaram que minha visão de mundo se ampliasse e que eu me sentisse totalmente preparada para o mercado de trabalho. A estrutura, tanto para o curso de Psicologia quanto para os outros é totalmente adequada: os laboratórios são bem equipados, a biblioteca conta com um ótimo acervo e só tenho elogios ao corpo docente, que sempre me apoiou e fez o possível para que todas as minhas necessidades acadêmicas fossem sanadas. Hoje, faltando poucos meses para minha colação de grau, eu me orgulho muito da formação que tive e só tenho a agradecer por tudo que a PUCPR me propiciou.

    rede social: kelinfuhr

  • 100. Bianca Mirella Prestes, 2º período | Química

    Olá futuros calouros,
    Bom, venho aqui para dar boas vindas a vocês e informar que vocês vão gostar muito do curso, está sendo mais do que eu esperava, e espero que vocês tenham a mesma visão que tenho sobre o curso. Nos vemos na PUC 😀

    rede social: biancaprestes

  • 101. Pryscila Alves, 2014 | Marketing

    É normal a incerteza de qual curso seguir, ter dúvida se seguiremos um sonho ou uma carreira que possa nos dar estabilidade financeira. Lembre-se, que muitas pessoas possuem a mesma dúvida. Você nunca está sozinho! Siga sua vocação, tenho certeza que será uma carreira de sucesso. Boa sorte na prova!! Abraços!

  • 102. Ana Menestrina, 2º período | Publicidade e Propaganda

    O momento está chegando!!!
    Foram anos e anos pensando qual faculdade fazer, qual curso, e finalmente chegou o momento. Anos estudando para chegar aqui, e você está a muito pouco de fazer isso acontecer. Difícil é, nada nessa vida é fácil, noites sem sair para estudar, fazendo exercícios da apostila e essas coisas haha. Mas você verá que tudo isso valerá a pena quando chegar o dia do banho de lama, e ver seu nome ali, na lista de aprovados, quando você fizer amizades que vão durar a vida inteira, quando você estiver estudando uma coisa que você ama! E na melhor universidade! Eu não poderia ter feito melhor escolha!

    Redes Sociais: anamenestrina

  • 103. Ana Lídia de Souza, 4º período | Psicologia

    Muitos vestibulandos encaram a época de entrar para a universidade com grande ansiedade e expectativa. “Será que eu devo mesmo optar por esse curso?” “E se eu quiser desistir depois?” “E se eu quiser mudar?”. Muitos têm medo de como vai ser na universidade, porque sempre ouvem todo mundo falando que “Os professores universitários não ligam pra você e não te ajudam” e que “É muito mais difícil”.
    Bom, não é bem assim que funciona. Na verdade, a vida na universidade é bem mais tranquila do que a maioria dos estudantes pensam.
    Falando sobre a minha experiência como estudante da PUC, posso dizer que sim, os professores se importam e te ajudam. Sobre ser difícil: às vezes é difícil mesmo, mas acabamos de sair do ensino médio, agora precisamos de algo mais difícil para poder aumentar nosso nível de conhecimento.
    Algumas matérias são difíceis e algumas matérias você não vai gostar, mas tenha em mente que TODOS os cursos têm matérias que você não vai gostar mesmo. O importante é focar nas que gosta e estudar para passar de uma vez nas que não gosta (hehe).
    Claro que eu tenho que falar um pouco sobre meu curso: Psicologia é para quem gosta de ajudar e se preocupa com os outros. Para pessoas que não conseguem imaginar uma profissão sem um envolvimento emocional maior, sem uma preocupação com o estado de saúde e estado emocional das outras pessoas. Psicologia é um ótimo curso, pois te faz pensar e refletir muito mais sobre as suas relações com as outras pessoas, sobre o mundo e a humanidade em si. Pra não dizer que, no âmbito profissional, a Psicologia vêm crescendo cada dia mais e o psicólogo pode atuar em várias áreas! Escolar, hospitalar, clínica, área jurídica… São só algumas das muitas opções para escolher e se especializar depois. Eu não me arrependo nem um pouco de ter iniciado o curso, sinto que é a minha profissão, o que eu quero fazer pra minha vida.
    Espero que você, vestibulando, encontre seu curso perfeito e saiba que é com isso que VOCÊ quer trabalhar! E lembre-se que a sua primeira escolha não precisa ser a certa. Não há necessidade de entrar na universidade pensando que nunca poderá desistir e mudar de ideia depois. Não encare como uma escolha pro resto da vida! Ouça bastante pessoas que já estudam no curso que você pretende fazer, o que elas têm a dizer, reflita se é algo que você gostaria de fazer e faça sua escolha. E bom vestibular!

    rede social: ana.orlandini.5

Câmpus Curitiba

Rua Imaculada Conceição, 1155
Prado Velho – (41) 3271-2400

Câmpus Londrina

Rua Jockey Club, 485
Vila Hípica – (43) 3372-6000

Câmpus Maringá

Avenida Duque de Caxias,1020
Zona 7 – (44) 3025-8700

Câmpus Toledo

Avenida da União, 500
Jardim Coopagro – (45) 3277-8600

Fale conosco também via chat