5 sinais de que você é um vestiba bem preparado!

Você pode ter estudado por horas, dias e anos, mas é normal que mesmo assim tenha a dúvida: “como ter certeza de que estou bem preparado para a tão temida prova do vestibular?”. Pois bem, alguns sinais deixam isso bem claro. E é sobre eles que vamos falar hoje. Se eles forem comuns à sua […]

15 ago 2017

Você pode ter estudado por horas, dias e anos, mas é normal que mesmo assim tenha a dúvida: “como ter certeza de que estou bem preparado para a tão temida prova do vestibular?”.

Pois bem, alguns sinais deixam isso bem claro. E é sobre eles que vamos falar hoje. Se eles forem comuns à sua rotina, pode ter certeza: você é um vestiba pronto para arrasar nas provas que vêm aí!

1 – Rotina de estudos

Alguns estudantes são mais metódicos, outros menos, mas ter uma rotina de estudos é fundamental para organizar prioridades e tarefas e conquistar resultados positivos no fim do ano. Você separa os dias e as matérias para saber o que estudar? Ótimo. Isso facilita seu aprendizado e poupa seu tempo.

2 – Utilize outros materiais

Além dos livros e apostilas, você usa internet, filmes e revistas como complemento aos estudos? Lê jornal e assiste aos programas de noticiário? Se você quer se dar bem no vestibular, é muito importante estar atualizado com o que acontece no mundo, pois as chances de cair uma perguntinha de atualidade na prova são grandes. Veja pelo lado positivo: você ainda ganha alguns momentos de entretenimento (mesmo estudando)!

3 – Simulados e testes

Durante o ano, boa parte dos cursinhos preparatórios faz simulados e aulões especiais para o vestibular. Aproveite a oportunidade para testar seus conhecimentos e checar sua pontuação! Caso não tenha essa opção, na internet existem vários testes online para você praticar e descobrir quais são seus pontos fracos. Foque neles para intensificar os estudos e afiar sua preparação para o vestibular.

4 – Estudo e lazer

Você sabe dividir seu tempo de estudo com outras atividades? Tão importante quanto estudar é ter um tempo para descansar a cabeça. Ir ao cinema, praticar uma atividade física, ler um livro bacana e sair com os amigos são boas opções para abstrair um pouco e não ficar paranoico! Vestibas bem preparados sabem disso e volta e meia tiram a cabeça das apostilas para curtir a vida e cuidar da saúde física e mental.

5 – Controle o nervosismo e programe-se!

Como anda sua alimentação, suas horas de sono, seus momentos de lazer? Preste atenção nessas coisas que são importantes para controlar seu nervosismo e sua ansiedade (que a gente sabe que existem)!

Mais próximo do vestibular, busque se informar corretamente sobre o local da prova, qual caminho vai fazer e quanto tempo levará de deslocamento para chegar com antecedência e fazer tudo com tranquilidade.

A gente sabe que ser um vestiba bem preparado não é fácil, mas deu pra ver que também não é impossível, né?

Então se dedique, amplie seus horizontes de estudo, teste seus conhecimentos, encontre tempo para cuidar da sua vida pessoal e da sua saúde, controle o nervosismo, programe-se para as provas que vêm aí e arrase no vestibular! Isso é estar bem preparado!