eng-eletrica1A Escola Politécnica da PUCPR anuncia que a partir de 2017 o curso de Engenharia Elétrica, que completou seu 25o ano de existência, inicia uma nova etapa, estruturado em um currículo moderno, flexível e atualizado, que vai ao encontro das necessidades do perfil profissional requerido pelo mercado.

Atualmente, a PUCPR oferece os cursos de Engenharia Eletrônica e Engenharia Elétrica-Telecomunicações, e com esta nova formatação as áreas de Eletrônica e Telecomunicações passam a ser habilitações do curso de Engenharia Elétrica, em que o estudante pode escolher seguir a partir do final do 7º período. Além dessas duas habilitações, uma terceira passa a ser ofertada dentro do programa do curso, a habilitação em Sistemas de Potência e Energia, a qual é caracterizada pela formação de competências associadas à área de Eletrotécnica da Engenharia Elétrica.

O objetivo da mudança é “abranger as três principais áreas de habilitações profissionais associadas a profissionais de Engenharia Elétrica e dar flexibilidade ao estudante escolher dentre as três áreas quando já tem maior maturidade para tal”, como explica o coordenador do curso, Ricardo Nabhen. Esse movimento mostra o alinhamento do curso às necessidades do mercado de trabalho cobrindo as três principais áreas de competência da Elétrica. “A PUCPR não tinha até então um curso na área de Energia e Potência, agora haverá um eixo no curso de Engenharia Elétrica que contempla isso. O novo eixo de Sistemas de Potência e Energia”, explica Ricardo.

Como será o novo curso?

eng-eletrica2Inicialmente, com disciplinas predominantes do 1o. ao 7o. período, os estudantes cursam um Eixo Comum de disciplinas, que compreendem conteúdos clássicos de formação da Engenharia Elétrica, como: Circuitos Elétricos, Sistemas Digitais, Eletrônica Analógica, Sistemas de Controle, Programação de Computadores, entre outros. Após o Eixo Comum, os estudantes devem optar por uma das habilitações oferecidas: Telecomunicações, Eletrônica ou Sistemas de Potência e Energia.

O Eixo de Telecomunicações traz disciplinas associadas a Sistemas de Comunicação, Antenas e Rádio Enlaces, Sistemas Celulares, Sistemas Ópticos, Redes e Serviços de Telecomunicações, etc. O Eixo de Eletrônica trabalha com disciplinas associadas com a Microeletrônica, Sistemas Embarcados, Eletrônica de Potência, e outras. Já o Eixo de Sistemas de Potência e Energia compreende disciplinas da área de eletrotécnica, como Instalações Elétricas Industriais, Geração, Transmissão e Distribuição de Energia Elétrica, Acionamentos Elétricos, etc.

Quer saber mais? Acesse aqui a página do curso de Engenharia Elétrica da PUCPR.

Se interessou? Faça sua inscrição para o curso de Engenharia Elétrica no Vestibular PUCPR 2017.