Educação que prepara para o futuro: conheça o manifesto da PUCPR

Mudanças da PUCPR focam na formação por competências de um cidadão global, criativo e empreendedor O grande desafio para a educação, nos dias de hoje, é preparar estudantes para um futuro desconhecido e altamente mutável. É imprescindível que o profissional do amanhã tenha um perfil complexo, e há alguns anos a PUCPR vem se preparando […]

17 ago 2017

Mudanças da PUCPR focam na formação por competências de um cidadão global, criativo e empreendedor

O grande desafio para a educação, nos dias de hoje, é preparar estudantes para um futuro desconhecido e altamente mutável. É imprescindível que o profissional do amanhã tenha um perfil complexo, e há alguns anos a PUCPR vem se preparando para formar cidadãos globais.

O profissional do futuro tem um perfil complexo

Como a PUCPR está pensando a educação para o futuro?

O futuro é um cenário de incertezas. Pouco se sabe dele, mas uma coisa é certa: as respostas de hoje já não são suficientes para preparar o profissional de amanhã. Esse é um dos motivos pelo qual a PUCPR vem fazendo uma releitura do seu jeito de educar. Sua preocupação está em colocar o estudante em ação, fazendo-o refletir sobre a sua aprendizagem. O estudante precisa ser incentivado a ser o protagonista de sua formação – não somente enquanto está na universidade, mas por toda a vida.

E em 2018, a PUCPR irá reforçar ainda mais o comprometimento com a formação de cidadãos globais, preparados para as complexas realidades do futuro, sejam elas quais forem.

Na PUCPR, o jovem é protagonista da sua formação

Algumas novidades da PUCPR 

1. Abordagem de competências

Com metodologias de ensino, aprendizagem e avaliação que desenvolvem o saber-agir. Nesta nova abordagem, o professor é um mediador do processo de ensino e aprendizagem.

2. Formação Docente

A inovação, a aprendizagem ativa e a apresentação de conteúdos ressignificados são possíveis por meio de um corpo docente com uma sólida formação. Desde 2014, os professores da PUCPR estão sendo preparados para este novo momento.

3. Hands On

Ou, se preferir, uma aprendizagem com “a mão na massa”. Quanto mais o estudante realiza tarefas que reproduzem os ambientes do mercado de trabalho, mais engajado e preparado ele se torna para os desafios da profissão. Na PUCPR, a sua dedicação é incentivada a partir de uma infraestrutura preparada com ambientes de aprendizagem prática e ativa, que possibilitam novas formas de aprender e ensinar.

Na PUCPR, o foco está no Hands On

4. Flexibilidade Curricular

A PUCPR respeita o tempo e as aptidões de cada estudante para que ele possa escolher entre diferentes caminhos formativos dentro de um mesmo curso de graduação. Isso é fomentar sua autonomia.

5. Integração entre cursos e escolas

O estudante deve ser capaz de analisar problemas a partir de diversos ângulos para chegar a soluções mais eficientes. Para isso, a PUCPR cria um ambiente de multidisciplinaridade que o estimula a cursar disciplinas dos mais diversos cursos de graduação, compondo um currículo personalizado. Cada estudante define os rumos de uma formação que atende aos seus interesses.

 

6. Trilhas Formativas

Alguns cursos de graduação da PUCPR passarão a contemplar um eixo básico e eixos complementares, ou trilhas formativas. A partir de 2018, o estudante que entrar na PUCPR em um desses cursos receberá o diploma de graduação e certificações adicionais, que irão ampliar sua visão de mundo e o valor do seu currículo.

7. Empreendedorismo e Inovação

A ação empreendedora não é exclusividade de empresários ou de pessoas à frente de seus próprios negócios, mas deve ser refletida nos comportamentos de cada estudante. Liderança, ousadia, visão estratégica, cooperação e capacidade de inovar são algumas características a serem estimuladas nos jovens ao longo de toda a sua vivência na PUCPR.

Quer saber mais sobre a PUCPR?

Estamos apenas no começo, mas temos muito a fazer. Se você quer ficar por dentro de tudo o que a PUCPR já oferece e passará a oferecer nos seus cursos de graduação, siga-nos no Facebook, Twitter e Instagram.