6 dicas para garantir uma boa noite de sono

Quem aí já ouviu aquela história do colega super dedicado que “passou a noite estudando”? Falando assim, até parece que o sacrifício de trocar o travesseiro pelos livros deve valer a pena, que hoje você não pode dormir porque tem que estudar um pouquinho mais para garantir sua vaga na universidade no ano que vem, […]

28 ago 2017

Quem aí já ouviu aquela história do colega super dedicado que “passou a noite estudando”? Falando assim, até parece que o sacrifício de trocar o travesseiro pelos livros deve valer a pena, que hoje você não pode dormir porque tem que estudar um pouquinho mais para garantir sua vaga na universidade no ano que vem, certo? Errado! Nada pode ser pior para a aprendizagem do que a falta de uma boa noite de sono. Especialmente para quem está em uma maratona de estudos, como você, que tem o vestibular para enfrentar logo mais.

Sabendo disso, e pensando em ajudá-lo a potencializar seus estudos da maneira correta, reunimos abaixo seis dicas preciosas para você ter uma boa noite de sono. Siga-as, faça seus estudos renderem mais e esteja superpreparado para arrasar nas provas e entrar na universidade!

1 – Crie uma rotina para o sono chegar

É importante criar uma rotina que ajude a avisar ao corpo que está na hora de dormir. Para isso, tente deitar sempre no mesmo horário, pois isso ajuda o nosso relógio biológico a funcionar melhor. Leve em consideração que o ideal são oito horas de sono por dia. Então, se você precisa acordar sempre às seis da manhã, por exemplo, não dá para dormir às duas horas da madrugada e achar que vai acordar descansado.

2 – Tem a hora de curtir, a hora de compartilhar e também tem a hora de desconectar

Apostamos que praticamente todo mundo que está lendo esse texto leva o smartphone para a cama na hora de dormir. É o famoso ritual “só mais uma olhadinha”, não é mesmo? Saiba que isso não contribui em nada para o seu descanso. Sua mente vai ficar agitada e é bem possível que depois da tal “olhadinha” o sono tenha ido embora. Desconecte-se na hora de dormir para garantir um repouso tranquilo.

3  – Cuide da sua saúde

Conhece a frase “mente sã, corpo são”? Ela é verdadeira, e é por isso que cuidar da saúde também ajuda você a ter uma boa noite de sono. A prática de exercícios e a alimentação saudável são importantíssimos nesse sentido. Entenda que se você descuidar da saúde, além do seu sono, o seu aprendizado e sua vida como um todo também ficarão prejudicados.

4 – Crie um ambiente agradável para dormir

Quem aí vai dormir com a televisão ligada? Ou com o fone de ouvido escutando uma música agitada? Você? Humm… Pois saiba que essa é a receita para uma noite mal dormida. Prepare o ambiente para que o seu corpo possa descansar. Além de silêncio – ou de músicas relaxantes, se isso lhe ajudar – é importante que seu quarto tenha pouca luz, seja confortável e tenha uma temperatura agradável ao corpo (entre 18 e 25 graus).

5 – É mais difícil descansar com a barriga cheia

Depois de uma comilança, dá um sono, não é mesmo? Mas isso não significa que comer bastante e dormir em seguida seja a melhor pedida para o seu corpo. Isso porque quando estamos dormindo, nosso metabolismo desacelera e, consequentemente, fica mais difícil fazer a digestão – o que pode resultar em um desconforto durante a noite. O ideal é alimentar-se até três horas antes de deitar, para que a digestão seja realizada completamente. Além disso, à noite, também é melhor consumir alimentos mais leves e evitar estimulantes – como café e chocolate.

6 – Relaxe, amanhã é outro dia

É normal que, com a proximidade do vestibular, a sua mente esteja a mil por hora. “Será que eu vou conseguir passar? Será que vou me dar bem na universidade? Será que é isso que eu quero para minha vida?”. Pode ser que esses e outros questionamentos invadam sua cabeça na hora de colocá-la no travesseiro. Um conselho: não adianta ficar sofrendo antecipadamente. Relaxe e curta seu sono, porque amanhã é outro dia para você viver e aproveitar a vida. Faça o seu melhor, dê tudo de si e os problemas irão se resolver com o tempo.

Esperamos que, seguindo essas dicas, você possa dormir como um anjinho e acordar muito mais disposto para aprender coisas novas e usufruir tudo de bom que a vida tem a lhe oferecer.

Bom sono, bons estudos e sucesso!