Como uma alimentação saudável pode te ajudar antes do vestibular [Bônus: receita de suco energético]

06 out 2017

Se alguém prometer uma fórmula infalível para se dar bem no vestibular, duvide! Dez entre dez universitários ou profissionais lembram-se dos seus exames como algo que marcou suas vidas, praticamente um rito de passagem para a vida adulta. E isso, caro estudante, teve que ser conquistado!

Embora não haja uma fórmula mágica para ser aprovado no vestibular (apenas muito estudo), você pode aumentar suas chances adotando atitudes mais benéficas para o corpo e a mente, como ter boas noites de sono e aprender a controlar sua ansiedade. Pois saiba que ter uma alimentação mais saudável também é fundamental não apenas para o vestibular, mas durante toda a sua vida.

Já sabe: nada de feijoada ou alimentos muito gordurosos antes da prova!

Alimentos que você deve evitar nos dias que antecedem o vestibular

Café ou energético – Ainda que essas bebidas ajudem a espantar o sono, efeitos colaterais como ansiedade e dor de cabeça podem prejudicar seu desempenho antes e durante a prova. O ideal é dormir bem nos dias que antecedem o vestibular para não ter que recorrer a essas bebidas.

Gorduras – Como nosso organismo demora mais tempo para fazer a digestão de alimentos que possuem muita gordura, acabamos tendo aquela sensação de sono e indisposição. Por mais que um bom churrasco dê água na boca, deixe para comer aquela picanha após a prova. Quem sabe você não faz isso para comemorar sua aprovação?

Açúcar e sal – Em excesso, são prejudiciais à memória, mas não é só isso: muito açúcar pode ocasionar cárie e ganho de peso, além de aumentar a produção de insulina, o que diminui a capacidade de reter informações. Já alimentos muito salgados deixam o raciocínio mais lento e causam uma sensação de inchaço. Pra piorar, sal em demasia compromete a pressão arterial e a atividade cardíaca.

Alimentos que dão uma ajuda extra

Água – Tá aí algo que não pode faltar durante a prova e no dia a dia do estudante. Ingerir água evita a desidratação, que costuma vir acompanhada da ansiedade. Não se esqueça de levar uma garrafinha de água para a prova e mantenha-se hidratado!

Alimentação leve – Arroz, batata, verduras e carnes brancas são o cardápio ideal para o dia da prova, mas também para os dias que a antecedem. Além de serem alimentos leves, possuem uma boa dose de carboidratos e proteínas para você aguentar a pequena maratona do vestibular.

Frutas e sucos – Eis a sua fonte diária de vitaminas e minerais. Por ser rica em potássio, a banana é ótima para a memória. Já os sucos de mamão e de laranja contêm vitamina A e C, que ajudam a recuperar a energia perdida. Evite o suco de maracujá no dia da prova, pois ele pode causar sono.

Na hora da prova

Muita gente gosta de levar um tira-gosto para a hora da prova, não é mesmo? Mas sempre rola dúvida na hora de escolher. Conforme a nutricionista e naturoterapeuta Larissa Linhares Borges de Macedo, mix de castanhas e frutas secas, chocolate 70% cacau, biscoito integral salgado, cookies integrais e até mesmo iogurte são boas opções. “É bacana optar por lanches com alguma quantidade de fibra, que não darão picos de glicose e quedas logo depois. É isso que ajuda a manter a energia”, explica.

Ela também lembra a importância da hidratação, indicando águas saborizadas com canela em pau, gengibre, hortelã ou abacaxi, conforme o gosto de cada um. “Sempre falo que garrafinhas de vidro ou alumínio são as melhores em função de serem livres do Bisfenol A ou BPA, componente com potencial cancerígeno contido na maioria das versões plásticas”, frisa. Sucos naturais também estão na lista de bebidas indicadas para manter a hidratação.

E por falar em suco…

… preparamos uma receita de suco que fará você ter uma carga extra na sua bateria corporal e mental antes da prova. Confira o vídeo abaixo para saborear esse verdadeiro energético natural!