Conheça o novo portfólio da Escola de Comunicação e Artes (ECA) da PUCPR

26 set 2017

Se em 2018 um dos seus planos é cursar Jornalismo, Publicidade e Propaganda, Relações Públicas, Música ou Teatro, você precisa conhecer o novo portfólio de cursos da Escola de Comunicações e Artes da PUCPR. Além de novos ambientes de aprendizagem inovadores e estimulantes ao pensamento criativo, a ECA irá contar com novos projetos integradores e o novíssimo curso de Tecnologia em Produção Digital Multiplataformas.

De agora em diante, os profissionais formados pela Escola de Comunicação e Artes da PUCPR saem da universidade preparados para um futuro dinâmico e com mudanças a todo instante.

Abaixo você tem um gostinho do que vem por aí:

Projetos integrados

Em 2018, estudantes de todos os cursos da ECA terão um contato mais próximo por meio dos projetos integrados. Times mistos de estudantes serão mediados por dois professores em modalidades presenciais e à distância (EAD) para desenvolver o Pensamento Criativo (Projeto Criatividade); a Intervenção Cidadã (Projeto Cidadania) e uma Conduta Empreendedora (Projeto Empreendedorismo)

Hands On ou “mão na massa”

Faz parte do DNA da ECA o desenvolvimento humano dos estudantes por meio do uso de tecnologias, do estímulo à criatividade e da adoção de uma conduta empreendedora. Para que competências como essa sejam consolidadas no futuro profissional de comunicação e artes da PUCPR, as graduações convidam o estudante a “botar a mão na massa”, aprendendo na prática alguns conceitos que estavam distantes do ambiente acadêmico. O conceito é conhecido como Hands On.

Nos ambientes de aprendizagem, são realizadas atividades práticas em ambientes simulados:

  1. Célula Coletivo Experimental PUCPR

A Célula é uma agência montada nos moldes das grandes agências brasileiras e do exterior. Ao refletir o cotidiano do publicitário, ela torna-se o palco de grandes experiências.

  1. Sala de Notícias

A Sala de Notícias é o laboratório de aprendizagem do curso de Jornalismo. Nele os estudantes irão desenvolver atividades jornalísticas desde o primeiro período do curso.

  1. Teatrar

O Teatrar é o núcleo de pesquisa e prática em Teatro da PUCPR.

  1. Fermata

O Fermata é um espaço de pesquisa e performance que atende desde núcleos de ópera até grupos de rock e jazz.

  1. Bureau de RP

Único no Brasil, o Bureau de RP leva a vivência do mercado para dentro da universidade.

Os diferenciais de cada curso

  1. Publicidade e Propaganda

Handmande, Projeto Criatividade e Brand Experience são alguns exemplos de projetos de Publicidade e Propaganda com foco em Hands On. Outro destaque do curso é a utilização em sala de aula de cases reais de mercado. Nos modernos laboratórios do Labcom, os estudantes poderão praticar sonorização, expressão corporal, pesquisa de marketing e o domínio da plataforma Macintosh.

Saiba mais acessando a página do curso.

  1. Jornalismo

No novo curso de Jornalismo, estudantes treinam habilidades em veículos laboratoriais e aproveitam os espaços da Sala de Notícias e do Lab ON/OFF. Desde o primeiro período, eles realizam visitas de observação em empresas de comunicação e participam de atividades no portal, jornal, revista, web rádio e web TV do curso.

Saiba mais acessando a página do curso.

  1. Relações Públicas

No novo curso de Relações Públicas da PUCPR, os estudantes têm ao seu alcance uma gama de situações reais de mercado abordadas em disciplinas como Prática Profissional, Produção de Conteúdo e Brand Experience.

Saiba mais acessando a página do curso.

  1. Música

Estudantes do curso de Música da PUCPR têm à disposição uma infraestrutura completa, com o mais moderno e sofisticado estúdio de gravação das universidades do Sul do Brasil. A prática e a pesquisa em música e em educação musical são prioridades, e o curso prevê uma integração entre a prática e a teoria, na qual as matérias são diretamente associadas entre si para uma melhor e mais natural formação do profissional da educação musical.

Saiba mais acessando a página do curso.

  1. Teatro

O novo curso de Teatro conta com ambientes especialmente preparados para aulas de dança, expressão vocal e corporal. Os estudantes também podem utilizar espaços práticos como teatro laboratório, estúdios de TV, camarim e salas de ensaio. Um grande diferencial é a integração do Teatro com as escolas de Medicina (paciente simulado) e de Direito (júri simulado).

Saiba mais acessando a página do curso.

Um novo curso para formar Digital Makers

Primeiro no Brasil com esse tema, o novo curso de Tecnologia em Produção Digital Multiplafatormas prepara os estudantes para serem Digital Makers: profissionais preparados para atuar em diferentes frentes de projetos digitais, como web, apps, redes sociais, estruturas de mensuração, tendências, campanhas online etc.

Com a duração de 2 anos, o curso conta com professores simultâneos, modernos laboratórios de aprendizagem e a possibilidade de o estudante fazer uma nova graduação em três anos caso queira aperfeiçoar seus estudos.