formas de ingresso faça sua matrícula telefones ligamos para você chat online

O que é o Movimento Maker e como ele tem mudado o mundo

29 ago 2017

Se você já se deparou com um dos inúmeros vídeos no Youtube com instruções para reparar seu computador ou mesmo fazer aquela receita de macarrão com queijo que viu na sua série preferida, saiba que o Movimento Maker já faz parte da sua vida.

Ele pode ter ganhado força em 2005 com o lançamento da Make Magazine, considerado a bíblia do Movimento Maker, mas essa cultura, que hoje é uma extensão tecnológica e ainda mais prática do Do-It-Yourself (ou Faça-Você-Mesmo) vem de muito tempo atrás. Para você ter uma ideia, Steve Jobs e Steve Wozniak apresentaram o Apple I pela primeira vez no Homebrew Computers Club, uma feira maker de computadores caseiros.

Mas afinal, o que é esse Movimento Maker?

O Movimento Maker parte do princípio de que pessoas comuns (eu e você) podem construir, modificar e reparar com as próprias mãos. Em um mundo que acumula cada vez mais lixo e sucata industrial e tecnológica, os Makers (ou Fazedores) estão na ponta de um movimento de consumo consciente. É por isso que muitos deles acabam sendo associados (conscientemente ou não) ao minimalismo, mas isso já é assunto para outro post.

Num cenário que conta com impressoras 3D, informação abundante na web e maratonas de criação de novos produtos, como os Hackatons, as opções são praticamente infinitas para quem deseja abraçar esse novo estilo de vida.

5 coisas que um Fazedor pode fazer

1 – Criar um aplicativo para celular

2 – Consertar um eletrodoméstico que iria para o lixo

3 – Inventar uma nova receita culinária

4 – Fabricar um drone a partir de um projeto na web

5 – Revitalizar móveis antigos, dando a eles uma nova cara

A PUCPR também é maker!

Um dos focos na aprendizagem da graduação da PUCPR é o Hands On, ou mão na massa.

Saiba mais sobre ele lendo o manifesto que a PUCPR lançou.

Quer saber mais?

Os links abaixo aprofundam o tema e dão várias ideias de projetos. Inspire-se: