formas de ingresso faça sua matrícula telefones ligamos para você chat online

Como as licenciaturas da PUCPR estão formando os professores do futuro

25 set 2017

Pense no seguinte cenário: uma sala de aula com carteiras enfileiradas e alunos passivos, que recebem conteúdo da aula por professores desmotivados e com pouca (ou nenhuma) paciência para debater o assunto. Talvez daqui a alguns anos este modelo esteja em completo desuso, mas, infelizmente, ele ainda é o paradigma de muitos ambientes de aprendizagem na educação básica e no ensino superior.

Atenta aos novos tempos e a um novo tipo de educação, a PUCPR lançou em 2017 um novo modelo de formação em licenciaturas. Conheça abaixo alguns dos principais pontos responsáveis por uma renovação sala de aula e da figura dos professores, preparados agora para atuarem como mediadores na produção do conhecimento e não mais como meros transmissores de conteúdo:

Salas de aula vivas e dinâmicas

Felizmente, na PUCPR, aquele cenário do início está ficando para trás. Queremos ambientes estimulantes, que promovam o debate, a investigação e a construção conjunta do conhecimento. Novos recursos de aprendizagem e um novo conceito de aulas compartilhadas permite que alunos de diferentes turmas e cursos possam aprender em conjunto e trocar experiências com base em pontos de vista diferentes e complementares.

Atualização contínua dos professores

O novo docente formado na PUCPR sai da universidade qualificado para dar continuidade às suas pesquisas na graduação. Segundo Kleber Candiotto, decano da Escola de Educação e Humanidades, “a PUCPR incentivará os licenciandos a transformarem suas pesquisas em produtos, que poderão ser materiais didáticos, objetos de aprendizagem, softwares educacionais ou quaisquer outros instrumentos que facilitem práticas educacionais inovadoras”.

Um eixo estratégico pedagógico passa a fazer parte da formação do docente

As licenciaturas da PUCPR passam a contar com disciplinas consideradas estratégicas pela formação oferecida pela universidade. A partir de 2017, a formação teórico-pedagógica dos estudantes passou a contar com: educação em Direitos Humanos, teorias contemporâneas da cognição e da aprendizagem, metodologias ativas e convivência escolar.  O eixo estratégico promove uma formação mais humanizada dos docentes da PUCPR, atributo imprescindível nos dias atuais.

Disciplinas integradores

O novo modelo de licenciaturas da PUCPR conta ainda com um projeto integrador, com blocos temáticos de graduação que possuem várias disciplinas em seu eixo formativo comum. Com o novo modelo, a primeira licenciatura é concluída em quatro anos e, caso o estudante queira ter uma segunda habilitação no seu bloco temático de cursos, ele cursará o quinto ano da graduação.

Um novo jeito de formar docentes

Quer saber mais? Então acesse a página de Licenciaturas da PUCPR e conheça as outras mudanças presentes nesse novo modelo.