formas de ingresso faça sua matrícula telefones ligamos para você chat online

Seis atividades para relaxar e se inspirar

04 set 2017

A gente sabe que no ano do vestibular a maior parte do seu tempo é dedicado às apostilas, aos livros, às aulas, às revisões, aos simulados e afins. Porém, horas livres para atividades que relaxam e inspiram são essenciais para garantir que todas as horas dedicadas ao estudo valham a pena.

Já dissemos uma vez e vamos repetir: cérebro cansado não rende!

Por isso, a ideia do texto de hoje é apresentar seis sugestões de programas para você fazer nas horas livres de conteúdo de prova e que vão ajudá-lo a ser mais feliz e, consequentemente, mais produtivo.

Vamos lá?

Livros que não serão tema das suas provas de vestibular, mas que valem a leitura porque contam histórias leves, que ajudam a relaxar o cérebro, e ainda assim são muito inspiradoras: programe-se para ler alguns deles durante o ano (ou busque outras opções que têm mais sua cara, se preferir). A leitura será praticamente um exercício de concentração (o que é ótimo para os seus estudos) e uma excelente forma de relaxar.

Quer uma sugestão de como encaixar essa atividade na sua agenda? A gente recomenda aquela meia horinha antes de dormir, que provavelmente você tem utilizado para dar uma última checada nas redes sociais com seu celular ou tablet. Sabe por quê? É que a luz dos dispositivos móveis é extremamente prejudicial ao seu sono, enquanto que a leitura de um livro colabora para garantir que as horas de descanso sejam efetivas.

Tente fazer essa troca hoje à noite e nos próximos dias. Logo você vai perceber que dormirá melhor se antes de fechar os olhos tiver lido algumas páginas de um livro (e não visto a timeline do Facebook) e, também, que as histórias que você ler serão boas fontes de divertimento.

Dar boas gargalhadas com uma comédia. Emocionar-se com um romance. Sentir medo com um suspense policial. Essas são algumas boas sensações que os filmes podem proporcionar. Não deixe de vivê-las neste ano de vestibular!

Uma vez a cada 15 dias, uma vez por mês, uma vez por semana vá ao cinema ou faça uma sessão pipoca em casa. Esqueça o resto do mundo e curta um bom filme. Independente da sensação que a história escolhida proporcionar, terá valido a pena!

Vez ou outra você pode escolher um filme que tenha algo a acrescentar aos seus estudos, mas não se obrigue a ficar apenas nas obras “úteis”. Veja utilidade em relaxar, pois há. Muita!

Você pode aprender um pouco de tudo em uma visita a um museu. História, Arte, Ciências, Fotografia e muito mais! Mas o mais bacana é a maneira como esse aprendizado acontece: passeando pelas salas do museu. Em cada uma, um tema e uma forma de apresentá-lo. Se nem todos os assuntos forem do seu agrado, é só não entrar na sala em que ele está exposto.

Uma boa história contada por artistas de teatro diverte, emociona e ensina ao mesmo tempo. Porém, muitas vezes esquecemos que essa é uma boa possibilidade de lazer. Só nos lembramos de ir ao teatro quando um artista muito famoso está no elenco ou quando a peça é conhecida (como uma encenação de Romeu e Julieta, por exemplo). Mas as oportunidades de ir ao teatro vão muito além. Algumas companhias, por exemplo, encenam peças baseadas em livros que caem no vestibular! Que tal?

Sair de casa para curtir um parque com a família, com os amigos ou até mesmo sozinho é um programão para suas horas livres neste ano de vestibular. Isso porque a natureza revigora e o ar fresco limpa as ideias.

Uma simples caminhada no parque, alguns minutos de leitura sentado na grama, um piquenique com os amigos, uma pedalada à beira do lago são algumas formas de ter um dia gostoso e produtivo – porque produtividade nem sempre é sinônimo de horas debruçado sobre as apostilas.

Sair da rotina faz um bem danado para a vida de qualquer pessoa. Uma viagem, por menor que seja, funciona como combustível para a mente e para a alma. Que tal programar uma ida à praia mais próxima no fim de semana que vem? Ou, então, escolher uma cidade do interior para curtir a calmaria que as grandes metrópoles não oferecem?

Aliás, você pode aproveitar essa viagem de fim de semana para fazer um pouco de cada uma das outras atividades e recarregar as energias para a segunda-feira seguinte. Não é uma ótima ideia?

Agora é com você! Leve a sério a sugestão de separar algumas horas do seu dia e da sua semana para fazer atividades relaxantes e inspiradoras. Será bom para sua vida pessoal e também para os seus estudos. Pode ter apostar!