formas de ingresso faça sua matrícula telefones ligamos para você chat online

7 dicas para você organizar seu tempo de estudo [Brinde: planilha de estudos]

08 set 2017

Se você perguntar para os 10 primeiros classificados nos maiores vestibulares do país “O que é preciso para ser bem-sucedido na prova”, poderá se deparar com várias dicas que funcionam melhor para um ou outro. Uma coisa, porém, você provavelmente ouvirá de todos: Organize seu tempo de estudo!

Não é assim que você irá passar no vestibular

 

Durante a sua preparação para as provas, é muito importante aproveitar todos os momentos com o professor, tirando dúvidas e compreendendo o que ele fala, mas não dá para ignorar o tempo de estudo fora da sala de aula, algo indispensável para que você consolide o conhecimento que recebeu e teste o seu aprendizado.

Como criar uma rotina eficiente de estudos

É melhor estudar em casa ou num café? Quantas horas por dia são suficientes? Quanto tempo devo dedicar para cada disciplina?

As perguntas acima podem ter diferentes respostas de acordo com o perfil de cada estudante. É por isso que vamos ajudar você a respondê-las para criar uma rotina personalizada de estudos. Antes de tudo, lembre-se: seja persistente, organizado e disciplinado!

1 – Planeje as horas de estudo em casa de acordo com suas metas

Não há uma fórmula correta para calcular o número de horas fora da sala de aula que você deve reservar para os estudos. O recomendado é que o período que você passa no colégio seja repetido no contraturno, ou seja, reserve um período entre quatro a cinco horas por dia para complementar os estudos. Caso você queira estudar em uma universidade superconcorrida, não custa nada reservar um número de horas maior para estudar.

2 – Quanto tempo reservar para cada disciplina? Confie nos profissionais

Outra orientação para facilitar sua organização é usar os mesmos minutos de aula de cada disciplina para estudar em casa. Assim você usa um tempo que já foi pré-planejado pelos seus professores para realizar os exercícios recomendados e sedimentar cada um dos conceitos que aprendeu.

Importante: dê preferência ao conteúdo que recebeu em sala de aula no mesmo dia em que estudar em casa. Isso ajuda a criar um ritmo eficiente de estudo enquanto você fixa os novos assuntos na cabeça.

Revisar e fazer exercícios: a fórmula do sucesso.

3 – Resolva quantos simulados puder

Se você já sabe qual vestibular irá prestar, confira as provas comentadas dos anos anteriores. De preferência, tire um dia da semana para resolver os simulados e ir se familiarizando com a prova: número de questões, tipo de perguntas, temas da redação etc. Também é bom calcular o tempo de prova como se estivesse prestando o vestibular aquele dia. Quanto mais elementos do vestibular você conseguir simular, mais preparado você estará para o momento da verdade!

4 – Não seja multitarefa

É comum nos distrairmos dos estudos ou de outras tarefas quando estamos ouvindo aquela música que não sai da cabeça ou respondendo a alguém no Whatsapp. Por mais que você se julgue multitarefa, qualquer foco de distração afasta você de um estado mental necessário para se concentrar nos estudos. Feche todas as abas do navegador se estiver estudando por ele e coloque o celular no silencioso (e bem longe de você para não cair em tentação). Se não resistir a uma música, o Spotify tem playlists voltadas para você manter o foco, como Study Vibes e Deep Focus.

5 – Estudar é fundamental. Descansar também

Nem você, nem seus concorrentes são robôs. Qualquer ser humano, por mais forte que possa parecer, precisa de intervalos de descanso e de uma boa noite de sono. Você pode usar meio período no sábado para reforçar os assuntos e matérias que tem mais dificuldade e deixar os domingos para recuperar as energias e iniciar a semana com as baterias carregadas.

Se você não consegue se desligar, tente fazer atividades relacionadas a temas da atualidade ou que podem cair nas provas, mas que não exijam muito esforço ou capacidade de concentração: ouça um podcast sobre literatura enquanto pratica exercícios ou veja um documentário ou filme histórico junto com a família.

Importante: faça um pequeno intervalo entre cada hora de estudos para tomar água ou fazer um lanche (leve).

Estudantes zumbis não fazem pausas entre as horas de estudo.

6 – Corpo são, mente sã

Já mencionamos que dormir é um santo remédio, principalmente quando o sono tem qualidade. Desligue todos os aparelhos eletrônicos, inclusive aqueles que ficam com a luz de standby e coloque o celular em outro cômodo ou, pelo menos, coloque-o no silencioso.

A prática de atividades físicas após estudar após os estudos é uma ótima forma de relaxar, além de melhorar o sono e deixar você altamente disposto para um novo dia de estudos.

Você irá dormir muito bem depois desses 10 quilômetros.

7 – Use uma planilha de estudos

Criamos uma planilha para ajudar você a estabelecer uma rotina de estudos eficiente e flexível. Ela é bem simples de usar e vai ser uma ferramenta indispensável quando você colocar todas essas dicas em prática.